Artigos - Saúde e Bem-estar

“Cérebro enganado” – por Eliana Giacobbo

Eliana Giacobbo (Foto: Divulgação)

As emoções possuem grande influência sobre a saúde e a massa corporal de uma pessoa. Se um indivíduo vive muito estressado, por exemplo, faz com que seu corpo libere substâncias que prejudicam o emagrecimento e ainda colaboram para o ganho de peso, lembrando que o contrário também é verdadeiro.

Portanto, pessoas que já se estressam só em pensar que precisam emagrecer e pensam muito nos alimentos permitidos e proibidos vão ter muito mais dificuldade em emagrecer ou seja, emagrecer ou manter o peso será sempre uma tortura.

Vamos analisar a seguinte situação: se pegarmos um limão verde e levá-lo a boca podemos sentir o pelo arrepiar devido a acidez do limão. Se fecharmos os olhos e pensarmos que estamos com o mesmo limão verde e imaginarmos que estamos chupando este limão, a reação do organismo é a mesma, inclusive o pelo pode arrepiar também.

Vamos agora pensar que não podemos tomar um gostoso e cremoso sorvete, com calda de chocolate escorrendo, docinho na medida certa, com os confeitos preferidos em cima… bem …o que acontece? Acontece que a mensagem enviada para o cérebro é importante tanto quanto a comida que é levada à boca e já é disparado o mecanismo da digestão. Quer dizer que se eu continuar pensando que quero emagrecer pensando no que não posso comer, meu cérebro somente remete à comida…..comida… comida…..e “comidas” que “não posso comer”.

Não posso isso, não posso aquilo e o que aparece como imagem no meu cérebro, novamente e somente é comida… Então, o meu cérebro percebe que a comida é tudo para mim, que é minha vida, que vivo para comer e não consegue se desligar da …comida. Se quero ter sucesso no emagrecimento é importante pensar em alimentos que são importantes para viver, mas também é muito mais importante pensar no meu objetivo de vida, o que eu estou fazendo aqui, o que eu faço que pode melhorar a minha vida e das pessoas ao meu redor, o que faço para ter mais saúde? Focar em coisas positivas faz com que o cérebro não seja enganado e assim trabalhe exatamente no que eu desejo, ou seja, emagrecimento, corpo saudável, vida saudável, mais energia e mais alegria.

Eliana Giacobbo – Nutricionista Coach de Emagrecimento