Saúde RSS Estrela

Cerimônia em Estrela marca doação de 19 toneladas de leite em pó para Apaes

Prefeito de Estrela ressaltou a contribuição paralela que a doação trouxe aos produtores de leite do Estado e município (Foto: Rodrigo Angeli)

Uma cerimônia na manhã da sexta-feira (23), marcada pelas presenças do ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, e do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, oficializou a doação de leite em pó para nove unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais integrantes do 8º Conselho da Apae/RS. O ato, que teve a Apae de Estrela como palco, também marcou em seguida a entrega das aproximadas 19 toneladas do produto, que nos vales do Taquari e Rio Pardo beneficiará mais de 1,2 mil alunos, cerca de dez mil pessoas indiretamente.

Foram contempladas as Apaes de Estrela, Lajeado, Encantado, Bom Retiro do Sul, Taquari, Teutônia, Cruzeiro do Sul e Arvorezinha, do Vale do Taquari, e Venâncio Aires, do Vale do Rio Pardo. Além de prefeitos, políticos, autoridades locais e regionais, marcaram presença no ato o presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Feapaes/RS), Afonso Tochetto, o deputado estadual Edson Brum e presidentes, diretores e alunos das instituições beneficiadas.

Aberta com uma apresentação de alunos da Apae de Estrela, a cerimônia seguiu com manifestações do presidente João Carlos Schäffer, que falou em nome de todas as unidades. “É um trabalho digno e muito amplo, cuja doação é muito válida, beneficiando milhares de alunos e familiares e outros indiretamente”. Autodefensores da instituição; o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Wermann; e o deputado Edson Brum também se dirigiram ao público. Em seguida foram chamados representantes das Apaes e respectivos municípios para, em conjunto com o ministro Osmar Terra e o secretário Caio Rocha, assinarem as autorizações das doações.

De volta a Estrela pela terceira vez como ministro, onde já esteve por conta da entrega dos conjuntos habitacionais do Nova Morada e na inauguração do Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), Osmar Terra salientou o serviço realizado na região. “É uma felicidade voltarmos aqui para momentos tão importantes como os ocorridos nas outras oportunidades, marcantes para áreas fundamentais do desenvolvimento social, educacional e da saúde”, disse. “E isso só é possível muito em razão do trabalho dedicado de lideranças políticas e sociais daqui, que fazem destas ações e serviços, como os executados nas Apaes, tão significativos e essenciais. Que bom estarmos contribuindo com isso através destas e outras constantes iniciativas”, afirmou o ministro, ao citar a importância que a compra do leite também teve para a agricultura brasileira e gaúcha. Segundo ele, foi toda feita junto a cooperativas leiteiras do País e do Estado.

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, também destacou o efeito paralelo positivo que medidas como esta ocasionam. “Além de beneficiar diretamente a uma importante frente social desenvolvida pelas Apaes, que nos trazem tantas alegrias, uma iniciativa muito bem planejada como esta também colabora, por exemplo, com os agricultores de Estrela, oitavo maior município produtor de leite per capita do Brasil”, ressaltou. O secretário Caio Rocha completou: “Temos que ter determinação na busca da excelência em torno das nossas causas e objetivos.”

Saiba mais

Através da modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) adquiriu mais de 940 toneladas de leite em pó, num investimento superior a R$ 15 milhões. Deste montante, 270 toneladas foram doadas para a Feapaes/RS, em repasse que vai beneficiar diretamente 18 mil pessoas atendidas pelas 205 Apaes do Estado.

Texto: Ascom Estrela