Serviços Investimento Vale do Taquari RS Destaques

Certel aumenta capacidade de sua infraestrutura energética

A Certel efetuou recentemente uma importante ação para garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica, e que vem favorecendo, principalmente, o abastecimento aos associados durante este verão. A cooperativa adquiriu, no final de 2018, uma linha de subtransmissão de 69000 volts (V) da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), localizada no Bairro Universitário, em Lajeado.

Implantação da estrutura contou com equipes de linha viva

 

Esta linha é essencial para a Certel, pois transmite toda a energia adquirida da RGE Sul que chega até a Subestação Certel 2, em Lajeado e, posteriormente, é distribuída às outras três subestações ( Certel 1, em Teutônia; Certel 3, em Canudos do Vale; e Certel 4, em São Pedro da Serra).

Após a aquisição, a cooperativa realizou um estudo para aumentar a capacidade desta linha a fim de garantir o suprimento de energia aos seus associados durante o período de maior carga do ano, que é o verão. O estudo apontou a necessidade de implantação de mais uma estrutura (poste) e o reforço das passagens e conexões desta linha.

A implantação da estrutura, bem como o reforço das conexões e passagens, foi realizada com equipes de rede energizada (Linha Viva) da Certel e da Procell, não acarretando em desligamento de energia. A execução destes serviços resultou em um aumento de 15% na capacidade de transmissão desta linha, fazendo com que a mesma possa operar em regime de emergência com 100 megavolt-ampere (MVA).

Em janeiro, a Certel registrou a máxima demanda histórica do sistema, chegando a 95,2 MVA de carga. No momento do registro da máxima demanda, as usinas da cooperativa operavam com geração de 13,49 megawatts (MW) e a linha adquirida pela Certel junto à CEEE com 81,72 MVA.

A aquisição da linha e a recapacitação resultaram numa maior garantia de fornecimento da energia, uma vez que, comparando ao ano anterior, a Certel teve um incremento em sua demanda (potência consumida pelos associados) em, aproximadamente, 7,5% no verão.

 

 

 

Jorn. Samuel Dickel Bünecker (MTB-RS 12.547)

Assessoria de Imprensa – CERTEL