Meio Ambiente Lajeado

Certel Energia fará reposição de árvores em Lajeado após corte de espécies exóticas

Nos próximos dias, a Certel Energia realizará o corte de 23 árvores da espécie Pata-de-vaca-da-índia (Bauhinia variegata L.), localizadas em diversos pontos da rua Sabiá, no bairro Universitário. A supressão se deve ao fato de que as árvores existentes estão em contato com a rede elétrica de luz, o que pode provocar queda do fornecimento e árvores energizadas, gerando riscos às pessoas que passam pela rua. A cooperativa fará a reposição das plantas com mudas de Goiabeira-serrana (Acca sellowiana (O.Berg) Burret). A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está acompanhando o caso.

No local, a arborização existente será substituída por 23 mudas de Goiabeira-serrana, provenientes do Viveiro da Certel Energia. Conforme a engenheira florestal da Sema, Sabrina Wolf, a espécie é ideal para áreas com rede aérea de energia, pois sua altura pode atingir entre 2 e 6 metros, e seu crescimento é arbustivo. Inclusive, seu fruto pode ser consumido pelas pessoas.

Para o replantio, servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) irão abrir as covas na calçada de passeio, e a Sema acompanhará o plantio.

Sabrina ressalta que a Certel Energia possui Alvará Florestal Estadual que autoriza os cortes de árvores em conflito com a rede de energia na área urbana e rural. Mesmo já tendo alvará, a cooperativa encaminhou um aviso formal à Sema, que é o órgão municipal, para informação.

Assessoria de Imprensa de Lajeado