Eventos Destaques Lajeado

Certificação e rastreabilidade da matéria-prima florestal será tema de palestra na Construmóbil

Heloise Lunardi Coutinho ministrará a palestra “Certificação e Utilização do Selo FSC – Rastreabilidade da Matéria-Prima Florestal”

Mais do que um diferencial, a preocupação com o meio ambiente tem sido exigência básica dos consumidores em praticamente todos os segmentos. Na construção civil, considerada um dos setores que mais gera resíduos, engenheiros e arquitetos precisam encontrar práticas e processos que considerem essa condição e que sejam classificados como ecologicamente corretos. Pela relevância nas atividades desses profissionais, o tema estará em pauta na programação técnica da Construmóbil, sendo abordado na palestra “Certificação e Utilização do Selo FSC – Rastreabilidade da Matéria-Prima Florestal” pela engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Heloise Lunardi Coutinho, no dia 3 de outubro, às 17h30min.

Heloise possui MBA em Gestão Ambiental e Empresarial e atua como consultora nas áreas de engenharia civil, meio ambiente, qualidade e segurança do trabalho para empresas de engenharia, de serviços e indústrias na HLC Consultoria e Execução Ltda. De acordo com ela, a certificação da cadeia de custódia do produto florestal (CoC) permite demonstrar, através da rastreabilidade da matéria-prima, que a madeira utilizada vem de florestas bem manejadas ou outras fontes controladas. “Isso garante que os recursos florestais estão sendo explorados de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, assegurando ao consumidor que o produto foi fabricado atendendo essas diretrizes”, explica. Quando certificado, é possível ter certeza do caminho percorrido pelo produto desde sua origem, na floresta, até chegar ao consumidor final, incluídas as diferentes fases de processamento, transformação e distribuição.

A palestra de Heloise ocorrerá no auditório da Construmóbil e não haverá cobrança de ingresso, apenas o custo de acesso à feira, que ocorre de 25 a 29 de setembro e de 03 a 06 de outubro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Prefeitura de Lajeado, com patrocínio de Sicredi, Lajeadense Vidros e Cervejaria Bellavista.

 

Comunicação Construmóbil 2019