Venâncio Aires Cultura Educação

Chá da Amizade: Projeto Cultural leva chimarrão para as escolas públicas de Venâncio Aires

Mateando – Adriene Antunes

Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o Chimarrão, é também uma das maiores culturas de Venâncio Aires. O famoso chá da amizade chega às escolas da rede municipal de educação através de um projeto cultural da Prefeitura. Denominado “Mateando nas Escolas”, o evento que movimentará os estudantes foi lançado oficialmente ontem, 22, no primeiro dia da Feira Municipal do Livro no espaço do Chimarródromo onde a Escola do Chimarrão está instalada.

Ao explicar as propriedades medicinais da erva mate e ensinar estudantes presentes na Feira sobe o Chimarrão, o integrante do Instituto Escola do Chimarrão Pedro Schwengber,  conhecido como Pedrão, destacou a importância do projeto e agradeceu a valorização que o Município está ofertando a entidade que há 20 anos percorre o Brasil levando o nome de Venâncio e a cultura do Chimarrão.

Idealizador do projeto, o Prefeito Giovane Wickert, disse que a intenção é oportunizar que os estudantes conheçam de perto o trabalho da escola e possam estudar mais sobre a erva mate, os costumes, os benefícios e os efeitos medicinais da bebida que está sempre na mão dos gaúchos. Ao lado do Secretário de Cultura e Esportes que vai liderar o trabalho, Henrique Silva, Wickert destacou a importância de proporcionar momentos de integração, práticas e vivências aos alunos. “Não é à toa que o Chimarrão é conhecido como o chá da amizade. É ele que une amigos, famílias e motiva aquelas rodas de conversas. Em um mundo agitado e cheio de tecnologias precisamos, cada vez mais, ofertar aos nossos estudantes, atividades diferenciadas que promovam experiências que agregam conhecimento e momentos que eles jamais irão esquecer”.

Silva agradeceu o apoio da Escola do Chimarrão, que é parceira do Município em diversas atividades culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura. Além disso, o Secretário falou da promoção das atividades voltadas para a cultura e arte que a Secretaria veem realizando como sarau, jogos escolares e concursos de música que visam possibilitar crescimento e conhecimento aos alunos das redes públicas do Município.

 

Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires