Arte Natal Cachoeira do Sul RS RSS Destaques

Chateau d’Eau recebe espetáculo de Gramado

Símbolo do município inspira o Natal Cachoeira (Foto: Divulgação)

A Praça Balthazar de Bem conhecida como Chateau d’Eau, símbolo de Cachoeira do Sul, recebe neste domingo, dia 9 de dezembro, o espetáculo teatral Auto de Natal – O Nascimento, vindo direto da cidade de Gramado.

Inspiração não falta. Isso porque a praça mais antiga da cidade é considerada um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos do Estado. Ocupando o canteiro central está o famoso Chateau d’Eau, que se completa com a Catedral Nossa Senhora da Conceição e a antiga prefeitura municipal. “É um cenário pronto. São poucos os lugares que tem esta beleza, de forma poética e cultural incrível, perfeito para a criação de um magnífico e grandioso espetáculo como este”, destacou Abramo Machado Foss, também, responsável pela peça.

O espaço que já ganha forma com os enfeites coloridos, árvores e luzes, mais uma vez, será palco da quarta edição do Natal Cachoeira. O evento visa evidenciar através da arte, além do famoso Papai Noel, a renovação, a esperança e o encantamento dos moradores e visitantes.

A programação, que é gratuita, está marcada para iniciar às 20h, com apresentação da Orquestra de Candelária. A organização solicita que a comunidade leve sua cadeira para uma melhor acomodação. Em caso de chuva o evento acontece no Ginásio da Fenarroz.

O espetáculo

O Auto de Natal – O Nascimento conta com a participação de 15 artistas e está sob direção de Fabricio Ghomes e Eduardo Lucas. A encenação, de aproximadamente uma hora, mistura teatro, música cantadas ao vivo, dança e circo relatando uma das histórias mais conhecidas da humanidade, através de uma construção contemporânea e barroca.

O grupo Saltimbancos da Casa do Bispo Atelier de Gramado, que atua nas mais diversas áreas da Produção Cultural e participa de eventos como o Natal Luz de Gramado e apresentações do Grupo Tholl, de Pelotas, traz ao Natal Cachoeira um espetáculo que promete emocionar e encantar a todos.

O evento tem a organização da CDL Cachoeira do Sul e da Lume Eventos. É uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal – Ordem e Progresso, conta com o patrocínio de Screw, Indústria Agro-Pertences, Lojas Benoit, Líder Tratores, Rede Super e Vasconcelos Agrícola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, Sicredi, Sescoop, Rádio GVC e Jornal do Povo.

Saiba mais:

O Chateau d’Eau, em português Castelo D´água, é guarnecido por estátuas de ninfas e de Netuno e foi construído em 1925. A obra, projetada pelos engenheiros Walter Jobim e Antônio de Siqueira, integrava um sistema de água da segunda hidráulica construída na cidade, sendo desativado em 1970. Em 2012, foi tombado como patrimônio histórico e é considerado cartão-postal do município.

Texto: Ascom Projeto Cultural