Encantado RSS Eventos

Chegada da Chama crioula marcou abertura do evento

cavalgada chegou a Encantado trazendo a chama crioula (Foto: Gisele A. Feraboli)
Cavalgada chegou em Encantado trazendo a chama crioula (Foto: Gisele A. Feraboli)

A abertura oficial do 4º Encontro Farroupilha de Encantado foi realizada no final da manhã de domingo (11) na Praça da Bandeira com a chegada da cavalgada. Ao todo 35 cavalarianos trouxeram de Marques de Souza para Encantado a chama crioula, percorrendo 42 quilômetros em um dia. Dezenas de pessoas de todas as idades, dentre eles integrantes das entidades tradicionalistas encantadenses, bem como autoridades recepcionaram os cavalarianos com aplausos.

Durante a cerimônia, o coordenador da cavalgada Fabiano da Costa Souza acendeu a pira que ficará acesa durante todo o Encontro Farroupilha. Ele destacou a importância das tradições gaúchas serem passadas para as crianças. “Enquanto vermos crianças no lombo dos cavalos nossa tradição não vai morrer”, enfatizou encerrando sua fala com um “Viva ao Rio Grande do Sul” repetido por todos os presentes. Em nome da Administração Municipal, se pronunciou a secretária da Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares. Ela enalteceu o trabalho de valorização da cultura gaúcha que as entidades tradicionalistas realizam no município. “Precisamos cumprimentar o trabalho realizados por nossas entidades tradicionalistas que trazem a cultura de nosso município um valor inestimável”. O coordenador do 4º Encontro Farroupilha, Maurício Horn, agradeceu a todos os barraqueiros, apoiadores e demais parceiros por acreditarem no evento que cresce a cada ano.

A programação que ocorre até 20 de setembro é uma realização da Gaita Produtora e da Administração Municipal com o patrocínio da Dália Alimentos, apoio do Sicredi, Estampa Gaúcha, Ciamed, Alilimp, das entidades tradicionalistas CTG Giuseppe Garibaldi, DTG Guardiões do Rio Grande e GAN Anita Garibaldi.

Costelão
O tradicional costelão farroupilha será no sábado, dia 17, às 13h30min. Os barraqueiros devem fazer as encomendas no dia 16 de setembro, das 19h às 22h, com a equipe responsável que estará em frente à Câmara de Vereadores. Demais interessados podem adquirir fichas até o dia 15 de setembro no Bolicho da Praça pelo valor de R$ 30,00 por pessoa.

Café campeiro
O dia 19 inicia com o café campeiro a partir das 7h. As fichas podem ser adquiridas no Bolicho da Praça até o dia 16. Mais informações com Mustafá e Cristina pelos telefones (51) 9834-8361 ou 8606-1241.

Programação: 
quarta-feira (14/09)
9h, 14h e 20h – apresentações do GAN Anita Garibaldi
21h30min – show com Cézar Vieira e Grupo Tchê Campeirismo

quinta-feira (15/09)
9h, 14h e 20h – apresentações do CTG Giuseppe Garibaldi
19h30min – apresentação de Danças do Grupo Oigalê
22h – show com Quarteto Campo e Querência

sexta-feira (16/09)
7h20min – Gincana Farroupilha do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini
20h – apresentação da invernada artística juvenil do GAN Anita Garibaldi
22h – show com Stela Maris

sábado (17/09)
13h30min – Costelão Farroupilha
20h – danças birivas com o Grupo Tropeiros de 2 mundos
22h – tertúlia farroupilha

domingo (18/09)
12h – almoço campeiro
20h – apresentação da invernada adulta CTG Giuseppe Garibaldi
21h – show com o Grupo Entrevero

segunda-feira (19/09)
7h – café campeiro
21h – integração com entidades tradicionalistas
21h30min – show com o Grupo Tropeiros da Querência

terça-feira (20/09)
12h – almoço
15h30min – Desfile em homenagem ao Dia do Gaúcho. Início em frente ao Sicredi até a Praça da Bandeira. Irão participar do desfile entidades tradicionalistas de Encantado, cavalarianos da Cavalgada, AME e demais pessoas pilchadas que quiserem participar do desfile.
17h – encerramento.

Texto: Ascom Encantado