RS RSS Destaques Geral

Chuva deve ficar abaixo da média nos próximos meses no RS

agua-chuvaPrognóstico climático, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevê redução das precipitações ao longo dos próximos três meses no Rio Grande do Sul. Deverá ocorrer influência do fenômeno La Niña, que diminui a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. Em decorrência disso, a possível redução na umidade atmosférica contribuirá para a diminuição das chuvas acumuladas em algumas regiões do Estado.

Análise detalhada indica, para o mês de setembro, precipitações pouco abaixo do padrão na parte Norte e dentro do esperado nas demais regiões do Estado. Durante o mês de outubro a tendência é de precipitações abaixo da média, principalmente no Sul e Sudoeste do RS. Para o mês de novembro a situação se repete e são esperadas precipitações abaixo do normal, em especial no Noroeste gaúcho.

Temperaturas dentro do esperado

O prognóstico também prevê como serão as temperaturas ao longo do próximo trimestre. No mês de setembro são esperadas mínimas dentro da média para o período, oscilando entre 10ºC e 15ºC. Nos meses de outubro e novembro o modelo mostra temperaturas mínimas pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, entre 11ºC e 16ºC.

Ao detalhar temperaturas máximas, o modelo regional aponta um mês de setembro dentro da média, oscilando entre 11ºC e 15ºC. No mês de outubro e novembro espera- se temperaturas médias acima do padrão, especialmente no Oeste do Estado, com máximas entre 11ºC e 18ºC.

Texto: Ascom Defesa Civil RS