Cultura RS RSS Destaques Westfália

Cia Cultural Aquarela representa o Brasil na Europa


Cia Cultural Aquarela já apresentou ritmos brasileiros na Europa (Fotos: Cia Cultural Aquarela/Divulgação)

Formada por dançarinos do Westfälische Tanzgruppe (Westfália), do Sankt Petrus (São Pedro da Serra) e do Frühlingstanzgruppe (Tupandi), a Cia Cultural Aquarela está em solo europeu desde o dia 18 de julho. Nesta semana, o grupo representará o Brasil no 12º Festival Internacional de Dança, na cidade de Laggenbeck.

Até o momento, a Cia Cultural Aquarela já realizou três apresentações: na abertura do Moselauen Fest, no município de Bernkastel-Kues; em um asilo em Schweich; e no município de Laufersweiler. Nos demais dias, os dançarinos visitaram pontos turísticos de diversas cidades da Alemanha e já estiveram em Luxemburgo, França (Paris), Suíça e Áustria.

Coordenada por Glaci Kunzler Dickel, a Cia Cultural Aquarela apresenta, na Europa, um show com sete ritmos: gaúcho, forró, samba, carimbó, lundu, frevo e xaxado. “Até o momento, fizemos três apresentações completas e passamos em várias cidades do Hunsrück. Fizemos passeios lindos, com muita história”, enaltece Glaci, acrescentando que é admirável a integração entre os três municípios que completam o grupo.

Natural de Westfália, Luan Carlos Güntzel é dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe. Esta é sua primeira viagem à Europa. “A viagem está sendo fantástica. Conhecer outros países e diferentes culturas é enriquecedor para todos. A alegria dos brasileiros de espalha facilmente pelo povo”, salienta o dançarino.

Mais uma vez, os alemães ficaram impressionados com o nível da apresentação do grupo brasileiro. “O povo simplesmente ficou maravilhado com as apresentações, pois se encantaram pelo colorido dos trajes, pela troca de ritmos e pelo sorriso brasileiro”, frisa a coordenadora. Luan completa que o grupo se sente em casa na Alemanha. “Estamos nos sentindo em casa com a hospitalidade do povo alemão, que nos recebe com muito carinho, já que nossos antepassados vieram destas regiões”, pondera.

12º Festival Internacional de Dança

O 12º Festival Internacional de Dança, na cidade de Laggenbeck – Alemanha, inicia na próxima terça-feira, dia 31 de julho. Na oportunidade, a Cia Cultural Aquarela representará o Brasil no evento, que também reunirá grupos de outros países. A programação se estenderá até o dia 06 de agosto.

Glaci e Luan não escondem a expectativa para o 12º Festival Internacional de Dança, que será marcado pela integração entre os povos. “Estamos todos ansiosos para o festival, pois teremos contato com pessoas de outros países. Representaremos o nosso Brasil com muita honra”, pontuam.

Texto: Ascom Westfália