Região RSS Obras Destaques

Ciclovia Estrela Colinas seria estendida até Imigrante

Encontro buscou discutir primeiros passos do projeto de ampliação da obra da ciclovia (Foto: Rodrigo Angeli)
Encontro buscou discutir primeiros passos do projeto de ampliação da obra da ciclovia (Foto: Rodrigo Angeli)

Estrela e Colinas já trabalhavam em conjunto na viabilização de uma ciclovia ligando os dois municípios. Pois o ousado projeto pode ganhar um reforço: Imigrante.

Uma reunião na prefeitura de Estrela, com representantes dos três municípios, teve a apresentação prévia de um projeto que estenderia a ciclovia até Imigrante. O sucesso do roteiro Delícias da Colônia, que na semana passada comemorou 15 anos, é um dos motivos que incentiva a integração também neste projeto esportivo, que é visto como um fomento ao turismo e economia da região. Ao invés dos 15 quilômetros projetados inicialmente, passariam a 27.

O projeto inicial previa 15 quilômetros de ciclovia na ERS-129, que liga as duas cidades, cujo trajeto é muito utilizado por ciclistas, principalmente nos finais de semana, num exemplo da maior popularidade desta prática esportiva. Ficaria situada à lateral direita a partir de Estrela. Agora este percurso seria estendido até Imigrante (mais oito quilômetros), e até a comunidade de Daltro Filho (mais quatro quilômetros). O projeto inicial será agora complementado com o novo trajeto. A execução é do engenheiro civil Cezar José Pereira Garcia, com realização da Projectus Engenharia e Consultoria LTDA, que participou do encontro.

Conforme o vice-prefeito Valmor Griebeler, que estava na reunião, é um projeto que deve ser tratado com muita atenção. “Já realizamos um estudo quanto à mobilidade deste projeto, e conforme os dados técnicos que nos foram repassados, acreditamos que trata-se de algo viável, ainda mais se houver uma parceria dos três municípios, como a que já ocorre com sucesso no roteiro Delícias da Colônia. O que é interesse de um deve ser dos outros. Todos saem ganhando assim”, explica. “Este novo roteiro, agora ciclístico, daria uma nova alternativa a centenas de pessoas, fomentaria o turismo, a economia, além de ser uma saudável alternativa esportiva, além de oferecer maior segurança pelos adeptos”, completa. De acordo com o vice-prefeito, os recursos principais precisariam ser buscados junto ao Governo do Estado, ministérios do Turismo e das Cidades. Caso não seja possível, pretendem captar recursos através de emenda parlamentar.

O prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, afirma que a ciclovia trata-se de um antigo desejo dos administradores. “É uma melhoria necessária para o turismo e à prática esportiva. O ciclismo cresceu muito nos últimos anos, assim como o movimento dos adeptos, o que nos preocupa, uma vez que precisamos garantir o deslocamento dos usuários de forma segura”, sustenta. Ele afirma também que a obra será importante para o desenvolvimento regional. Herrmann já se reuniu com o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que prometeu apoio à iniciativa. Para o vice-prefeito de Imigrante, Charles Porsche, é um objetivo comum buscar o apoio ao turismo, à saúde e a prática esportiva com segurança, por isso a importância dos três municípios agirem juntos. “A forma de se trabalhar em conjunto na busca dos recursos só vai ajudar no sucesso deste projeto que tem tudo para alavancar principalmente o turismo e o Delícias da Colônia.”

Texto: Ascom Estrela