Artigos - Geral

“Cinco dicas de ouro para quem vai empreender!” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Quer ter o seu próprio negócio? E não sabe muito bem por onde começar?

Empreender é a palavra que está em alta nos tempos atuais. No entanto, antes de escolher qualquer negócio, segmento para empreender, é preciso refletir sobre os cinco itens essenciais para o sucesso.

Analise o que te move – Tenha certeza de que esse projeto tem a ver com você, com seus planos. Isso é primordial, já que você vai dedicar todos os seus esforços para que ele dê certo. Enfrente isso como seu propósito individual. O trabalho empreendedor exige um grau elevado de dedicação, portanto, seu projeto deve ser sua “paixão”.

Aproveite e desenvolva suas competências – Vivemos num mundo extremamente competitivo, e a competência é pré-requisito. Você deve dominar as questões técnicas. Competência é muito mais do que saber fazer bem feito, é estar preparado para inovar, é perceber tendências, antever oportunidades e desenvolvimento contínuo. Essa dica vale para todo profissional que deseja ser bem sucedido.

Amplie sua rede de contatos – O boca a boca, é essencial. Comece com sua rede de conhecidos, familiares, parentes e amigos. Mas ele precisa ser ampliado. E isso pode ser feito por meio da comunicação digital, como as mídias sociais e os blogs, além de cartão de visita, folder, fóruns e congressos – o que for necessário para seu caso. Divulgar, compartilhar, se relacionar é imprescindível. As pessoas precisam saber qual seu negócio. Assim, você se torna a referência no setor em que empreende.

Elabore um bom plano de negócio – Elabore um bom planejamento e avalie quais recursos você tem para começar. Pense no mínimo, não invista tudo no início. A ação vai gerar rotatividade, e conforme seu empreendimento for crescendo, destine uma reserva para investir no seu próprio negócio. Muitos empreendedores deixam de empreender porque ficam esperando a situação ótima, e essa situação nunca vai chegar, ainda mais em tempos difíceis.

Tenha coragem – Sem coragem nada sai do papel, evitamos sair da zona de conforto. Acreditar no que faz, dar o seu melhor, se dedicar e persistir, ter paciência são coisas fundamentais para dar certo. O fato é que, como um empreendedor, só “sobrevive” quem tem coragem de fazer o que tem que ser feito. Já dizia o grande Augusto Cury: “Ser empreendedor é executar sonhos, mesmo que haja riscos”.

Ser empreendedor vai além de apenas possuir empresas. Você pode e deve empreender em todo o lugar que enxergar oportunidades. Empreender é isso, é estar o tempo todo pensando em novas formas e maneiras de transformar o mundo em um lugar melhor.

Viver no mundo do empreender é aproveitar o talento ao seu máximo, sugar tudo o que há de bom em você e melhorar a cada dia.

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas