Iniciativa Região Destaques

Cine Sicredi Integração RS/MG celebra Semana da Criança com estudantes de Travesseiro, Progresso e Mato Leitão

Para marcar a passagem da Semana da Criança, a Sicredi Integração RS/MG transformou o Auditório Ruben Neitzke, no Centro Administrativo de Lajeado, em um cinema que, entre os dias 13 e 15 de outubro, recebe alunos de escolas municipais participantes do programa A União Faz a Vida para sessões de filmes infantil e pré-adolescente. A iniciativa busca proporcionar uma atividade diferente para estudantes das comunidades onde a cooperativa está inserida, proporcionando uma programação cultural fora do ambiente escolar.

Na tarde desta quarta-feira (13) foi a vez de cerca de 80 crianças do 1º ao 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, de Travesseiro, assistirem à animação “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, que narra as aventuras de um grilo e seus amigos contra a vilã Trambika. Coordenando o grupo, a professora estagiária Elizandra Caliari Sestari destacou que a parceria que a Sicredi mantém com as instituições de ensino é benéfica, pois proporciona que todos sejam tratados de forma igualitária e que tenham acessos às mesmas oportunidades. Segundo ela, a atividade do dia foi diferente para as crianças, especialmente para aquelas que nunca tinham frequentado um cinema antes. Ao afirmar que a rotina dos pequenos ainda está bastante limitada em virtude das restrições impostas pela pandemia, ela garantiu: “Foi uma ação especial, que elas aproveitaram e gostaram muito”. Esse sentimento foi confirmado pela estudante Nicolly Eduarda Ahne (10), do 4º ano. Apesar de já conhecer o cinema e também o auditório da Sicredi, ela resumiu a experiência: “Foi sensacional”.

Além do filme do Grilo, a cooperativa, em parceria com o Sesc Lajeado, também disponibilizou a obra O Diário de Tati, cujo enredo é destinado a pré-adolescentes e demonstra os problemas enfrentados pela protagonista em sua juventude, os quais são relatados em seu diário. As outras duas sessões receberão estudantes de Progresso e Travesseiro.