Cultura Lajeado

Circuito Cultural Lajeado chega à nova etapa

Chegou a hora de oferecer uma nova etapa do Circuito Cultural à comunidade lajeadense. Agora, o projeto estará também sob responsabilidade das outras duas entidades que tiveram suas propostas vencedoras no projeto, o Centro de Cultura Alemã de Lajeado e Piquete Morro Santo, que ofertarão suas atividades a partir das próximas semanas com as escolas municipais. Enquanto isso, o Arte Por Toda Parte, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), segue levando atividades culturais para os bairros da cidade. Neste sábado, 16/02, as ações acontecerão no bairro Planalto, a partir das 16h.

Saiba mais sobre cada projeto:

Arte Por Toda Parte: Desde outubro de 2018, o Arte Por Toda a Parte está oferecendo um conjunto de apresentações artísticas que visam a participação das comunidades e, também, do envolvimento de artistas dos bairros onde estão acontecendo as ocupações. Ainda receberão as ações culturais os bairros Planalto, Campestre, Olarias, Igrejinha, Imigrante,Moinhos, Conventos, Hidráulica e Bom Pastor.

Neste sábado, as ações iniciam com o Microfone Aberto, e segue com a apresentação Negrinho do Pastoreio. Após, os interessados poderão aprender como desenvolver projetos culturais, na Oficina de Produção Cultural. Outras atrações da tarde serão os brinquedos oferecidos pelo Sesc e muita música folk com Guilherme Nyland.

Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado:O Centro de Cultura Alemã de Lajeado desenvolverá uma série de atividades com 20 escolas do Ensino Fundamental de Lajeado. Com o intuito de resgatar parte da cultura alemã, o projeto terá encontro com historiadores, contadora de histórias e espetáculos teatrais que contarão a história dos primeiros colonizadores que chegaram em Lajeado, com fatos pitorescos e personagens folclóricos. As atividades iniciam na segunda-feira, 25/02, com as crianças das EMEFS Nova Viena e Dom Pedro I. Os alunos poderão andar com o Cedelinho, rumo à Casa de Cultura de Lajeado, onde serão acolhidos pela professora Marguit Wojahn, voluntária no Projeto, que fará uma explanação sobre o Museu Bruno Born e a própria história da Casa de Cultura, conhecendo o acervo das peças expostas e com visitação guiada dentro do espaço.

Após, as crianças embarcam novamente. Desta vez, a próxima parada acontecerá no Parque Histórico. No local, as crianças serão recepcionadas por voluntários da entidade em sua sede e ambientadas ao espaço, que estará organizado para receber as crianças de forma lúdica e confortável, com tapete e almofadas para ouvirem as histórias e estórias que serão contadas.

Dança Gaúcha de Salão como parte do processo de ensino aprendizagem da cultura gaúcha: Proposta pelo Piquete Morro Santo, as atividades buscarão fortalecer a cultura gaúcha nas escolas municipais, reunindo todos alunos, pais, professores e toda a comunidade em danças tradicionais. O projeto acontecerá em 18 escolas. Primeiro, será realizado uma palestra que contextualiza a história do Rio Grande do Sul para as crianças e após, darão início às aulas de danças tradicionais de salão, finalizando com Workshop de Nó de lenço. A primeira escola que receberá o projeto do Piquete Morro Santo será a EMEF Alfredo Lopes da Silva.

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

O projeto Circuito Cultural da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

O prazo de execução das propostas vencedoras iniciou em 1º/10/18 e se estenderá até 28/06/19.

Programação do Arte Por Toda Parte:

Dia16/02,bairro Planalto

Local:Praça Natalino Ferreira de Andrade

16h – Projeto Microfone Aberto

16h30 – Negrinho do Pastoreio

17h30 – Oficina de Produção Cultural

18h – Músico Gui Nyland

16h às 19h – Recreação SESC Lajeado

 

Dia 23/02 – bairro Campestre

Local: Praça José Antônio dos Santos Costa

16h- Projeto Microfone Aberto

16h30-Orelhudos

17h30- Oficina de Produção Cultural

18h- Solon Chaves

16h às 19h- Recreação SESC Lajeado

 

Programação Dança Gaúcha de Salão:

-21/02 -EMEF Alfredo Lopes da Silva turno da manhã Oficina de Dança

-21/02 -EMEF Alfredo Lopes da Silva turno da tarde Workshop Tradicionalista

-28/02 – EMEF Campestre turno da manhã Oficina de Dança

-28/02 – EMEF Campestre turno da tarde Workshop Tradicionalista

 

Progrmação Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado:

-25/02 : EMEF Nova Viena turno da manhã

-25/02:EMEF D. Pedro I turno da tarde

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Gabinete do Prefeito