RSS Rural - Agricultura Destaques Muçum

Clima favorável antecipa colheita de uva de mesa

(Foto: Divulgação)
Clima antecipou a maturação das uvas (Foto: Divulgação)

Os Produtores de uva de mesa do município de Muçum estão satisfeitos com a qualidade e a produtividade, assim como o preço pago pelo produto. Os produtores estão recebendo em média R$ 3,90 à R$ 4,50 ao quilo da fruta. Atualmente, Muçum conta com cerca de 35 produtores de uva, que, de acordo com estimativa da Emater/RS-ASCAR, colherão em torno de 500 toneladas até o final da safra. Seis destes são responsáveis pela produção da variedade de mesa.

No município, a uva normalmente é colhida neste mês. No entanto, houve antecipação do processo devido ao clima favorável. Com o fenômeno inédito, houve antecipação de maturação, o que colaborou para o alcance do bom preço de venda.

Para marcar o início da colheita, no próximo dia 17, a partir das 8h30min, a Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria de Agricultura e Produção, Secretaria de Obras e Viação e Secretaria de Assistência Social, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com a Emater/RS-ASCAR, promove a nona edição da Abertura da Colheita da Uva.

O evento que ocorre na Praça Matriz, terá comercialização de uva e produtos coloniais, feira do peixe vivo e exposição de agroindústrias. Serão expostas mais de 20 variedades de uvas devidamente identificadas, com destaque para uvas de mesa, para suco e vinho.

Texto: Ascom Muçum