RSS Rural - Agricultura Destaques Imigrante

Clima favoreceu a produção de uvas em Imigrante

nestor_natalina-foto_luisetombini
Família Berá deve colher 60 toneladas de uva neste ano (Foto: Luise Tombini)

A quantidade de frio e chuva no período correto contribuíram para a produção de uvas neste ano. Produtores e técnicos da área afirmam que o clima foi perfeito para o desenvolvimento da fruta.

“As plantas conseguiram brotar bem, e neste ano a geada não foi tardia, o que não causou a queima dos brotos, e a chuva foi no tempo e na quantidade certa”, explica a técnica em agropecuária, Cristiane Dexheimer.

Segundo dados da Emater-RS/Ascar de Imigrante, há cerca de 50 produtores de uva no município. Destes, têm os que produzem em pequena quantidade para varejo e consumo próprio, e também grandes produtores que destinam a maior parte da colheita para indústrias de sucos e vinícolas.

A família Berá se dedica à produção de uvas há quase duas décadas. Dona Natalina Graziolli Berá conta que o início foi difícil para o filho mais velho, Nestor, que teve a ideia de cultivar uvas, e hoje conta com cerca de 3,5 hectares de parreiras na propriedade.

uvas_familiabera-foto_luisetombini
Os cuidados iniciam nos meses de agosto ou setembro com a poda, e seguem até a colheita nos meses de janeiro e fevereiro (Foto; Luise Tombini)

Segundo ela, Nestor tem uma grande paixão pelo cultivo e cuidados com a plantação. Os cuidados iniciam nos meses de agosto ou setembro com a poda, e seguem até a colheita nos meses de janeiro e fevereiro. Trabalho que exige muitos cuidados e dedicação.

Conforme o produtor, nos dois últimos anos a produção foi baixa. Natalina relembra que a chuva de granizo do último ano destruiu grande parte dos cachos. “Dava vontade de chorar ao ver os estragos”, comenta ela.

Em 2016, a família colheu cerca de 19 toneladas de uva. A produção esperada para este ano é de 60 toneladas. Eles ainda destacam que a grande colheita se deve ao frio, pois as plantas necessitam de aproximadamente 500 horas de frio ao ano para produzir.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Imigrante