Educação RSS Imigrante

Clima olímpico tomou conta do Desfile Cívico de Imigrante

Arcos Olímpicos foram representados (Foto: Divulgação)
Arcos Olímpicos foram representados (Foto: Divulgação)

O sábado ensolarado trouxe um grande público para prestigiar o Desfile Cívico, em homenagem aos 194 anos de Independência do Brasil, que ocorreu na avenida Dr. Ito João Snel. Neste ano, o tema foi os Jogos Olímpicos. As soberanas de Imigrante abriram o desfile, seguidas pelos jogadores da Associação de Bolão Imigrante, que conduziram a taça de campeão estadual, na categoria Master Masculino, conquistado no final de agosto.

As escolas demonstraram as mais variadas modalidades de esportes que foram disputadas nas Olimpíadas, bem como a união dos continentes. A EMEI Pequeno Mundo representou a Olimpíada, reforçando a importância do esporte como um momento de união entre as pessoas, como forma de superar diferenças culturais, sociais raciais, religiosas e políticas.

Nos jogos do Rio, foram disputadas 42 modalidades esportivas, as quais, algumas delas foram representadas pelos alunos da EMEI Ciranda de Sonhos. Entre elas, ciclismo, judô, esgrima e levantamento de peso. Já a EMEF Santo Antônio representou, com os alunos da Educação Infantil até o segundo ano a fauna e a flora brasileira com os mascotes Tom e Vinícius. O terceiro e o quarto ano, carregaram os arcos olímpicos que representam a paz entre as Nações. O quinto e o sexto anos, representaram as Paralimpíadas. Do sétimo até o nono ano, os alunos executaram a Banda Marcial da escola com o acompanhamento e orientação da Professora de Música, Alissa Bracht.

Os alunos da EMEF Ernesto Alves apresentaram os anéis olímpicos, lembrando a união dos cinco continentes: Europa, Ásia, África, Oceania e América, e valorizaram os jogos coletivos, que foram a grande atração para a torcida brasileira.

Finalizando o desfile, a EMEF Arco-Íris representou a união dos povos, por meio dos aros, demonstrando também a união existente entre os alunos de diferentes idades do Educandário, bem como, os mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas, Vinícius e Tom, inspirados na fauna brasileira, e que homenageiam os músicos Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Trouxeram a tocha olímpica, inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos, a primeira brasileira que estabeleceu um recorde na natação, e algumas modalidades esportivas, como: ginástica, judô, vôlei, basquete, handebol e ciclismo.

A escola Arco-Íris também homenageou os Jogos Olímpicos Escolares, que estão sendo realizados no decorrer deste ano entre as escolas de Imigrante. Após a Hora Cívica, o público prestigiou a apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante. Por fim, foi realizado o sorteio da rifa dos Amigos dos Anjos de Quatro Patas, cujo valor arrecadado é utilizado para a castração de animais.

Texto: Ascom Imigrante