RS Educação RSS Lajeado

CMB começa preparações para o Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-Oratória

O jornalista Marcus Staudt esteve no Madre Bárbara para conversar com os alunos sobre Vídeo-Oratória (Foto: Renata Leal)

É o momento de começarem as experimentações audiovisuais. Na manhã dessa segunda-feira (9), todos os alunos do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara participaram da palestra com o jornalista da TV Univates Marcus Staudt, que compartilhou o conhecimento ao repassar dicas e sugestões para uma boa oratória para o Concurso de Vídeo-Oratória, que será realizado em setembro deste ano. O encontro contou com dicas e exemplos de como melhorar a dicção, a postura, a respiração, a linguagem e o receio de falar em público.

A responsável pela coordenação do Festival de Cinema e Vídeo-Oratória professora de português e literatura Aline Konrath, acredita que a ideia central da palestra foi oferecer aos alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio dicas de como se portar frente a câmera e como falar em público, além da relação com a expressão corporal e a forma de se comunicar. Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio também participaram do encontro. “Entendemos a relevância de se comunicarem, seja diante da câmera ou em outros trabalhos orais, indiferente da disciplina. Esse ano a Mostra Científico-Pedagógica terá a participação de todos os anos e também precisam apresentar os trabalhos oralmente”.

O Colégio Madre Bárbara tem buscado trabalhar a oratória na área de linguagens para que o aluno aprofunde a competência da escrita, leitura e oralidade. “Estamos focando para que saibam se expressar e se comunicar em diferentes situações”.

O palestrante, jornalista Marcus Staudt, afirma serem fundamentais atividades como o Festival de Cinema e o Concurso de Vídeo-Oratória para a experimentação dos jovens. “Atividades como estas fazem com que os alunos possam utilizar diferentes recursos no ambiente escolar, que se torna um espaço desafiador e divertido para desenvolver o aprendizado”.

Conforme Staudt, o fato de arriscar agora irá garantir o acerto futuro. Em um mercado de trabalho competitivo, saber dominar as novas tecnologias e também a questões de relacionamentos pessoais irá possibilitar formas de destaque no dia a dia profissional e pessoal.

Oficina para Festival de Cinema

Nesta quarta-feira (11) o jornalista retorna ao Colégio Madre Bárbara para realizar a Oficina Audiovisual em preparação ao Festival de Cinema, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que produzirão um curta-metragem, a partir de contos da Literatura Brasileira.

Staudt conversará com os jovens sobre técnicas de produção audiovisual, dicas e possibilidades de construir um vídeo de qualidade, passando por questões de postura, enquadramentos, iluminação e composição de vídeo.

O palestrante

O profissional Marcus Staudt é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, bacharelado pela Universidade Univates, mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Univates. Atualmente também é professor de Jornalismo da Universidade Univates, editor-chefe da TV Univates e apresentador do programa esportivo do canal. Tem 14 anos de experiência na área audiovisual, especificamente no campo de televisão com ênfase em telejornalismo. É um dos fundadores e coordenador da Rede Prosa, a Rede das TVs e Rádios Universitárias ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e diretor técnico da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

Texto: Ascom CMB