Educação Lajeado

CMB completa 123 anos de história

O Colégio Madre Bárbara comemora nessa quinta-feira (30.01) 123 anos de história no Vale do Taquari

Colégio Madre Bárbara está em constante crescimento

Nesta quinta-feira (30) o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM completa 123 anos de história no Vale do Taquari. A comemoração ocorre no mês de junho, com a comunidade escolar, junto à data de nascimento da fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix. Nessas férias escolares, o CMB está em obras para receber os alunos no dia 17 de fevereiro com novidades. O período de recreação da Educação Infantil e do Turno Extracurricular retornou no dia 29 de janeiro. Atualmente o Colégio conta com mais de 1050 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para esse ano o Colégio oferecerá ainda mais segurança, qualidade e estruturas modernas. Será implantado o sistema de catracas para o controle de entrada e saída dos alunos, está sendo realizada a obra para a revitalização do prédio dos Anos Finais e Ensino Médio, além da ampliação do prédio da Educação Infantil, que contará com Espaço Ateliê, terraço com pátio de areia, aumento da cozinha e do refeitório e nova sala para os professores.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais contarão com a Ampliação Curricular somando um total de 30 horas semanais. Foram inseridos os componentes curriculares de Redação e Filosofia e ampliação do Espanhol e Inglês. As turmas de 9º ano também terão química, física e biologia. O inglês também terá ampliação de mais um período na turma de 4º ano do Ensino Fundamental.

Há 30 anos no Colégio Madre Bárbara, sendo 10 na direção, Maria Elena Jacques agradece 2019 a Deus, já que o Colégio teve muita prosperidade, conquistas e avanços junto à Rede ICM. “Tivemos unidade, assessoria pedagógica, formação continuada aos professores e funcionários e vimos que os alunos se dedicaram mais em termos de qualidade de aprendizado e comprometimento com os estudos”.

Ao lado da vice-diretora Irmã Anita Dal Piva, Maria Elena relembra os avanços e o crescimento da escola, o que dá a certeza e convicção de que estão no caminho certo.  “Na retaguarda temos a Rede ICM que nos apoia, acompanha e nos dá todo o suporte necessário para que a gente não só sonhe, mas também realize”.

A diretora relembra que anteriormente à Educação Infantil a escola tinha 660 alunos e hoje conta com mais de mil. “Não temos número, mas sim pessoas e jamais vamos perder o que temos de mais sagrado que é o acolhimento, a afetividade e a formação integral do ser humano. Nossa referência é a família e os valores. Os investimentos são consequência dessa conquista, pois queremos valorizar as famílias que apostam e acreditam no Madre Bárbara e oferecer aos nossos alunos ambientes mais agradáveis, aconchegantes e modernos. Por isso carregamos a tradição e a inovação, sem jamais perder nossa identidade”, destaca.

Sistema Poliedro

Os alunos do Madre Bárbara estarão, a partir desse ano, utilizando o Sistema Poliedro, que é líder absoluto em aprovação nas melhores universidades federais do país e está do Rio Grande do Sul ao Amapá, sendo uma rede de 455 escolas e 140 mil alunos que utilizam os livros associados aos recursos do Portal. O livro é associado a um Portal Educacional que oferece muitos recursos como vídeo-aulas, ciclos avaliativos, simulados e temas de redação semanais para que aluno exercite a prática de produção textual.

Programa de Férias

Esse foi o primeiro ano que a escola realizou o “CMB: Edição Férias” durante o mês de janeiro. As crianças de 4 a 10 anos (Nível 4 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental) puderam desfrutar durante um mês do Espaço de Formação Rede ICM, uma extensão do Colégio Madre Bárbara, que conta com mais de 25 mil m² de área verde para esporte e lazer, além das salas, pracinha, campo, animais, horta, etc. Foram oferecidas oficinas de culinária, psicomotricidade, arte, atividades ao ar livre, hora do conto, sessão de cinema, entre outras. O Projeto foi aberto a crianças da comunidade de Lajeado e região e terá sequência em 2021.

 

 

Assessoria de Imprensa Madre Bárbara