Artigos - Gestão de Pessoas

Coaching de carreira: o que é e para que serve? – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você já ouviu falar em coaching de carreira? Sabia que existe um profissional responsável por apoiar as pessoas na descoberta do direcionamento de sua vida profissional?

Ele é conhecido como coach de carreira, e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a descobrir o que realmente almejam fazer com sua vida e desenvolver, em conjunto, estratégias para alcançarem seus objetivos e metas.

Veja em que momentos as pessoas mais buscam ao coaching de carreira. Se você está passando por alguma situação semelhante, que tal procurar o auxílio de um coach!

Primeiro emprego – Muitos jovens buscam conseguir um emprego, seja por um exigência pessoal ou de sua família. As dúvidas de como iniciar a procura pelo primeiro emprego podem se tornar difícil para alguns, mas com o auxílio de um coach o jovem tem oportunidade de descobrir suas competências, conhecer o mercado de trabalho e direcionar melhor seu potencial e habilidades.

Dificuldades na carreira – Outro motivo que leva as pessoas a procurar um profissional especializado são as dificuldades na carreira. Isso acontece quando estão estagnadas ou são muito estressantes, essas carreiras tendem, com o tempo, a ter queda no rendimento e dificuldades para conciliar a vida pessoal com a profissional. Nesses casos, o trabalho de coaching ajuda o cliente a identificar e avaliar suas prioridades, além de encontrar soluções para dar equilíbrio na vida pessoal e profissional.

Transição na carreira ou demissão – As mudanças podem ser um dos problemas na carreira, sejam elas por trocas de cargos dentro da empresa, mudança de emprego, área de atuação ou até mesmo demissão. A escolha de novos caminhos profissionais leva muitas pessoas para as sessões de coaching. Antes de uma transição na carreira é importante levar em conta alguns aspectos para que o processo seja tranquilo e sem prejuízos. Para mudança de emprego ou após uma demissão, é preciso descobrir os novos interesses, aptidões e habilidades, a fim de encontrar a profissão ideal para o perfil profissional.

Cargos de liderança – Após todo empenho para conseguir a sonhada promoção a um determinado cargo de liderança, o profissional que nunca liderou vai precisar desenvolver certas competências, como gerir, direcionar e potencializar o desenvolvimento de sua equipe.  

Projetos à vista – A oportunidade de conduzir um projeto importante na empresa também tem levado alguns profissionais na procura de um coaching. O profissional que ainda não teve oportunidade de gerir um grande projeto recebe ajuda do coach para desenvolver as competências necessárias. Nesse caso, o coach trabalha certas competências do cliente, dependendo das especificidades do projeto em vista.

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas