Artigos - Saúde e Bem-estar Destaques

Coaching: qual o impacto na carreira de um profissional?

Aonde você quer chegar? Durante a jornada profissional, seja ela no início ou já com alguns anos de experiência, é comum que apareçam muitas dúvidas sobre o caminho que estamos trilhando e sobre como atingir nossos objetivos e metas.
O processo de coaching vem sendo utilizado como instrumento poderoso no desenvolvimento das pessoas, pois estimula o autoconhecimento e a necessidade de assumir o protagonismo da própria vida. No que se refere à carreira, impacta diretamente na escolha dos caminhos a percorrer, bem como para o alcance das metas profissionais.
A busca pelo coaching profissional pode ser individual ou organizacional, assim como podem ser diversas as motivações. Contudo, a insatisfação profissional é uma das principais causas para essa demanda. Outras razões seriam a evolução da performance, a preparação de sucessores para cargos de liderança, o aperfeiçoamento para a atual ou um nova função.
Percebo, na minha experiência como coach, que o processo tem se apresentado muito eficaz quando aplicado para desenvolver competências comportamentais, planejar plano de carreira, auxiliar na transição de carreira, aumentar o autoconhecimento, desenvolver liderança, melhorar desempenho e alinhar as equipes para um propósito comum.
Na etapa do autoconhecimento, criamos estratégias de como potencializar nossos talentos e desenvolver nossas fragilidades. Nessa fase, são abordados: talentos, habilidades, competências, motivações, estilo profissional, crenças, forças, fraquezas, missão, valores e os “quero e não quero” na carreira profissional.
Na etapa seguinte, prioriza-se proporcionar ao coachee a oportunidade de refletir sobre o que é preciso decidir – meta, carreira, competência, profissão, etc. –, com base em tudo o que foi trabalhado no autoconhecimento. Somente a partir desse momento, a pessoa tomará a decisão sobre o que será planejado na próxima etapa.
O planejamento serve para estruturar os passos necessários para alcançar a meta estabelecida na fase anterior. Esse momento inclui sessões que definem o “como” e “quando” fazer, prioridades, gestão do tempo e estratégias.
O processo de coaching tem planos de ação desde o início, porém, é nesse ciclo que se implementam as etapas anteriormente planejadas. Podemos citar ações como: encontrar pesquisas, networking, formação acadêmica, cursos, além de estimular a vivência de situações que permitam desenvolver competências comportamentais.
O Coaching de carreira é um excelente aliado no desenvolvimento de novas competências comportamentais que permitam ao profissional ampliar suas possibilidades de sucesso no mercado de trabalho e alcançar resultados de forma efetiva.
Ótima semana!