Saúde Região Destaques

Coapes: Univates e sete municípios assinam convênio para realizar atividades práticas em saúde

Contrato foi assinado por Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza e Roca Sales (Foto: Nicole Morás)
Contrato foi assinado por Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza e Roca Sales (Foto: Nicole Morás)

A Univates e sete municípios do Vale do Taquari assinaram, na terça-feira (17), Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que buscam fortalecer a formação voltada ao Sistema Único de Saúde de estudantes da área da saúde. Esse Coapes é um dos pioneiros no Brasil a ser realizado em âmbito regional e abrangendo mais de um município, já que foi assinado por Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza e Roca Sales. As discussões tiveram início em novembro de 2015, após lançamento da portaria interministerial 1.127, de 06 de agosto de 2015, dos Ministérios da Saúde e da Educação.
O reitor da Univates, Ney José Lazzari, lembrou a trajetória da Instituição ao longo dos seus 47 anos, destacando o início das atividades da área da saúde nos últimos 20 anos e iniciativas que tiveram início neste ano, como o Ambulatório de Especialidades para atendimentos de média complexidade e a Residência Multiprofissional. “Isso tudo só é possível porque a região conta com uma estrutura que funciona e pelos investimentos da Univates ao longo do tempo. Só conseguimos avançar porque essas estruturas funcionam. Por isso, tenho certeza que não só a Univates e seu alunos agradecem a parceria, mas toda a população do Vale do Taquari”, avaliou ele.
Como Secretário da Saúde do município onde a Univates está sediada, Glademir Schwingel é o presidente do Coapes. “Com a assinatura dos contratos, poderemos organizar os planos operativos, estabelecendo o que cada parte assume nessa relação. Juntos oportunizaremos uma formação mais significativa para os futuros profissionais da saúde”, afirmou ele.
De acordo com a coordenadora-geral de estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), doutora Lydia Koetz, neste semestre cerca de 200 estudantes participam de atividades no município de Lajeado. “O CCBS conta com cerca de dois mil alunos, ou seja, 10% realizam atividades práticas ou estágio apenas no município de Lajeado. Com o Coapes, iremos organizar a realização dessas atividades também nos outros seis municípios, de acordo com as diferentes demandas e oportunidades”, explica ela.

O que é
O Coapes é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127, de 06 de agosto de 2015. Pretende qualificar a integração ensino-serviço e a educação permanente nos territórios envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS municipais, estaduais e federais. Os instrumentos são, portanto, distintos e podem ser realizados independentemente.

Texto: Assessoria de imprensa da Univates