Iniciativa Vale do Taquari Destaques

Codevat destaca importância da participação da comunidade na primeira etapa da Consulta Popular

Neste ano, população regional pode enviar projetos e também apoiar sugestões de iniciativas. A proposta que receber mais apoio integrará a cédula de votação.

Na última sexta-feira, dia 1º, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizou uma reunião on-line com representantes de entidades e municípios da região para enfatizar a importância do envio de sugestões de propostas que poderão ser inseridas na Consulta Popular 2021. A indicação de projetos a serem incluídos entre as propostas a concorrer com recursos da Consulta deste ano deve ser cadastrada no aplicativo Colab.

O presidente do Codevat, Luciano Moresco, considera necessária a contribuição regional com propostas. “É muito importante que os municípios, as comunidades, as microrregiões participem, pois é de extrema relevância o apoio regional”, diz. “O processo de inserção de projetos deste ano sofreu modificações. Neste ano qualquer cidadão que tenha uma ideia regional pode participar e se a iniciativa for aprovada pelos critérios do Governo, a sugestão pode ir para a cédula de votação, caso seja a mais curtida”, destaca.

O prazo para que as pessoas insiram suas ideias no aplicativo encerra na próxima terça-feira, dia 12. O período para apoiar/curtir as iniciativas postadas também termina nesta data.  Todas as propostas passam por uma avaliação do Governo do Estado e devem seguir critérios como viabilidade orçamentária da região e alinhamento com o Mapa Estratégico do governo, além de serem apresentadas com base em 11 categorias: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente e Infraestrutura; Cultura; Obras e Habitação; Transporte; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Direitos Humanos.

A indicação que obtiver mais apoio/curtidas no aplicativo irá para a cédula de votação deste ano junto com outros dois projetos que começarão a ser discutidos na assembleia regional virtual que ocorrerá no dia 4 de novembro, às 16h. Neste encontro, os projetos trazidos pelos participantes serão debatidos, aperfeiçoados e unificados para que cheguem à cédula melhor desenvolvidos tecnicamente.

Após a assembleia virtual ainda ocorrerá uma Assembleia Ampliada, em data a ser definida pelo Governo do Estado, onde será definida a cédula de votação da região.

O próximo passo após a definição dos projetos será o processo de votação, quando qualquer cidadão eleitor maior de 16 anos poderá escolher as demandas da região. O voto poderá ser confirmado por meio do site da Consulta Popular (onde a cédula estará disponível nos dias de votação) e do aplicativo Colab. A votação vai ocorrer entre os dias 22 e 30 de novembro. A cédula será composta por três projetos e somente o mais votado será contemplado. Os resultados serão conhecidos no dia 2 de dezembro.

O Governo prevê para a votação deste ano a destinação de um total de R$ 30 milhões para o Estado, divididos em 28 Coredes. O recurso contemplará projetos de desenvolvimento regionais. No Vale do Taquari, o projeto mais votado receberá R$ 942.857,00.

Aplicativo Colab

Para participar da Consulta Popular 2021, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do “pin” (localização) a região desejada.

As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.

Fotos: Divulgação