Esporte Coronavírus Encantado

COE de Encantado esclarece e se posiciona sobre retorno das atividades esportivas

O Comitê Municipal de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Controle do Coronavírus – COE de Encantado juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social vem a público esclarecer e se posicionar a respeito do retorno das atividades esportivas no município.

Ocorre que o Decreto Estadual 55.444/2020 fez algumas alterações na conduta das atividades esportivas juntamente com Nota Informativa 18 COE/SES-RS onde se evidencia a liberação de algumas recomendações em determinadas situações de Bandeira do Sistema de Distanciamento Controlado.

De acordo com a nossa interpretação as alterações são específicas para os esportes profissionais coletivos, reiterando a autorização já expressa em outros instrumentos no que tange aos esportes individuais amadores. Entretanto, uma notícia publicada no site da Secretaria de Esportes do Estado cita que o Decreto “permite competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja”.

Em contato com o COE Estadual, este citou informalmente que não existe uma definição de liberação da parte amadora e pediu para que aguardássemos um posicionamento mais preciso após a reunião de amanhã. Sabedores de que a liberação somente se dará mediante alteração do Decreto Municipal, neste momento optamos uma definição precisa por parte da Secretaria Estadual de Saúde para que possamos efetuar as modificações.