Meio Ambiente RSS Lajeado

Coleta seletiva foi iniciada nesta segunda em Lajeado

Aterro sanitário – central de triagem (Foto: Divulgação)

O sistema de coleta seletiva do município de Lajeado passará a ser feito pela manhã em todos os bairros da cidade. A mudança entrou em vigor na segunda-feira (02), quando a coleta seletiva passou a ser feita em toda cidade no turno na manhã, a partir das 7h30min. Os dias de recolhimento, em cada bairro, seguirão os mesmos. As duas exceções são os bairros Campestre e Santo André, que passam a ter o recolhimento do lixo seletivo realizado nas quartas-feiras, também a partir das 7h30min.

“Recebíamos muitas reclamações de pessoas que não conseguiam colocar o lixo seco para fora porque não estavam em casa no horário em que era feita a coleta. Agora, a mudança do horário facilitará a organização das famílias, pois as pessoas podem depositar o lixo seco e o comum nas lixeiras uma única vez ao dia. E não há mais confusão sobre o horário de coleta. Além disso, o lixo seco não ficará mais acumulado para recolhimento ao longo do dia, como costumava acontecer quando a pessoa colocava o seco no início da manhã antes de ir para o trabalho. Nossas ruas ficarão mais limpas”, explica o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Luis Benoitt.

Como o recolhimento do lixo orgânico também ocorre pela manhã, a Prefeitura está orientando os munícipes que, na medida do possível, utilizem sacos azuis ou transparentes para acondicionar o lixo seco, facilitando a identificação do tipo de resíduo para o profissional que trabalha na coleta. O lixo orgânico, por sua vez, deve ser acondicionado em sacos pretos ou sacolas plásticas.

O recolhimento seguirá sendo feito por dois caminhões diferentes, que levam os resíduos ao destino final, onde o lixo seco é separado e compactado pelos profissionais da Cooperativa Cooperativa dos Recicladores do Vale do Taquari (Coorevat) para posterior comercialização e reuso. O lixo comum também passa por separação, para aproveitamento dos materiais recicláveis, e os resíduos finais têm como destino o aterro.

Veja abaixo os dias de coleta seletiva em Lajeado:

Coleta seletiva – A partir das 7h30 em todos os bairros

Dias

Bairros

Segunda- feira

Alto do Parque, Carneiros, São Cristóvão e Universitário

Terça-feira

Floresta, Moinhos, Moinhos D’Água, Montanha e São Bento

Quarta-feira

Campestre*, Conservas, Jardim do Cedro, Morro 25, Nações,Santo André* e Santo Antônio

Quinta-feira

Bom Pastor, Centenário, Conventos, Igrejinha, Imigrante, Olarias e Planalto

Sexta-feira

Americano, Centro, Florestal e Hidráulica

Texto: Ascom Lajeado