Rural Muçum

Colheita de bergamota deve chegar aos 300 mil quilos

Fruticultura cresce em Muçum e a bergamota é uma das propulsoras do setor

Nos últimos meses, a colheita de bergamota tem movimentado o interior de Muçum. A estimativa é que os 14 produtores do município colham cerca de 300 mil quilos da fruta nesta safra. Para isso, os pomares recebem acompanhamento da Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Produção e da Emater/RS – Ascar.

Entre os auxílios, está indicações para um boa correção e adubagem do solo e tratamentos fitossanitários. Além disso, produtores como a Família De Nadal, moradores da Linha Dom Felipe De Nadal, investem na instalação de câmeras frias, que aprimoram a qualidade com que a bergamota chega a mercados da Serra Gaúcha, para ser repassado a Estados do centro do País. A câmera fria dos De Nadal, possui capacidade para oito toneladas da fruta.

O técnico da Emater, Jairo Belini, explica que a bergamota está entre os cultivos que diversificam a produção, o que garante a soberania alimentar e aumento da renda. Conforme Belini, é importante ter alternativas de cultivos para que problemas não atinjam a renda total da família. “Se acontecer alguma intempérie, o agricultor terá um enorme prejuízo. A diversificação minimiza eventuais prejuízos”.

 

Créditos: Bruna Luzzi Brino