Saúde RSS Colinas

Colinas apresenta Plano Municipal de Vigilância em Saúde

Material foi divulgado durante reunião na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)
Material foi divulgado durante reunião na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)

O município de Colinas deu início à execução do Plano Municipal de Vigilância em Saúde. O material foi apresentado durante reunião do Conselho Municipal de Saúde ocorrida na tarde da quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores. A coordenadora da Secretaria da Saúde, Patrícia Nietiedt, exibiu a proposta. Participaram representantes da comunidade, membros do conselho, servidores da pasta e público em geral.

O plano tem foco em quatro tipos de vigilância: epidemiológica (reconhece as principais doenças de notificação compulsória e age no controle delas), ambiental (controle da água de consumo humano, de resíduos e vetores de transmissão de doenças, principalmente insetos e roedores), sanitária (controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde, como produtos de limpeza, alimentos, cosméticos e medicamentos e fiscalização de escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais) e em saúde do trabalhador (estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos relacionados ao trabalho).

Conforme Patrícia, o documento é um instrumento que visa proteger a saúde dos munícipes, tendo como princípio básico identificar e controles os fatores de risco à saúde individual e coletiva, assim como desenvolver ações de monitoramento de condições, produtos, serviços, elementos, transportes e meios de origem que possam produzir agravos. “O município está aderindo a uma maior complexidade nas ações de vigilância em saúde, uma vez que o documento prevê o levantamento de informações municipais e ações a seres executadas através dos eixos propostos durante todo ano de 2017”, explica. Para complementar o plano, dia 12 de maio, a nutricionista Ana Paula Jasper foi nomeada Fiscal Sanitária a fim de contribuir com o desenvolvimento das ações previstas.

Texto: Ascom Colinas