Colinas RSS Saúde

Colinas debate a assistência social em conferência

Eixos pertinentes ao assunto foram debatidos (Foto: Divulgação)
Eixos pertinentes ao assunto foram debatidos (Foto: Divulgação)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou no dia 02 de agosto, a Conferência Municipal da Assistência Social. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, determinado pelo Conselho Nacional de Assistência Social, a conferência orienta a discussão de todos os direitos conquistados no processo de implementação da Política de Assistência Social, além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira.

Foram debatidos quatro eixos: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; aceso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante a programação também foram escolhidos quatro delegados para participar do encontro estadual previsto para ocorrer em Porto Alegre, dias 6, 7 e 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Da sociedade civil organizada representarão Colinas Neusa Becker, como titular; e Jaine Von Mühlen, como suplente. Já da área governamental irão, como titular, João Pedro Greff, assistente social do CRAS; e, na suplência, Jaqueline Scottá, coordenadora do CRAS.

Texto: Ascom Colinas