Saúde RSS Colinas

Colinas participa da I Mostra Regional de Saúde de Adolescente e Programa Saúde na Escola

Nutricionista, odontóloga e agentes comunitárias de saúde de Colinas participaram da ação na Univates (Foto: Divulgação)

Profissionais de Colinas participaram da I Mostra Regional de Saúde de Adolescente e Programa Saúde na Escola. O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 15 de março, na Univates. Na oportunidade houve palestra sobre o tema “violência nas relações afetivas entre adolescentes e apresentação de experiências intersetoriais exitosas na atenção à saúde de adolescentes”. A ministrante foi Joannie dos Santos Fachinelli Soares, doutora em Enfermagem pela UFRGS e docente no curso de bacharelado em Enfermagem Unisinos. Relatos de experiências também marcaram a atividade.

O município apresentou o projeto “Sistema Digestório Lúdico” sob autoria da nutricionista Gabrielle Santos Aragones e a odontóloga Guadalupe Dumcke Cobalchini. O objetivo é fortalecer o conteúdo abordado em sala de aula passando para a comunidade escolar, de forma lúdica, o conhecimento adquirido. As Agentes Comunitárias de Saúde também estiveram presentes na ação.

Saiba mais

O sistema digestório faz parte do conteúdo estudado pelo 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga. Para contribuir com o aprendizado dos alunos, Gabrielle e Guadalupe realizaram, no mês de setembro de 2017, uma palestra sobre o assunto para os alunos desta turma. Após, eles foram divididos em cinco grupos, cada um correspondente a um órgão (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e cada equipe se aprofundou no assunto.

Após o estudo, com a colaboração das oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram confeccionados todos os órgãos do sistema digestório, sendo montado no pátio da escola em forma de um túnel. Assim, os alunos puderam ver a parte interna dos órgãos de forma lúdica e divertida, como por exemplo no estômago, onde todos puderam provar o suco gástrico que digere os alimentos, representado por suco de abacaxi com limão. Uma maçã de feltro com velcro foi utilizada para demonstrar como um alimento é digerido, pois a cada parte do sistema uma parte dela era retirada, correspondendo a digestão e absorção. Todos os alunos da Ipiranga e dos maternais da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo puderam entrar no sistema e conhecer como um alimento é digerido.

Segundo as profissionais, como resultado obteve-se “o fortalecimento do conteúdo estudado dentro do currículo escolar e a passagem do conhecimento para os demais membros da comunidades escolar. O lúdico possibilitou maior interação e maior fixação do conteúdo abordado”, explicam.

Texto: Ascom Colinas