Educação RSS Colinas

Colinas receberá projeto de sustentabilidade da AES Sul

Tânia, titular da pasta, e Cleusa Silveira, do núcleo de produção da Axis Mundi (Foto: Divulgação)
Tânia, titular da pasta, e Cleusa Silveira, do núcleo de produção da Axis Mundi (Foto: Divulgação)

Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis é o objetivo do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Desde 2012, a iniciativa movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da AES Sul em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.

A partir de setembro, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela empresa, com uma nova estrutura e novas atividades. Detalhes para a realização do projeto em Colinas foram firmados em reunião promovida na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Participaram do encontro a secretária da pasta, Tânia Fensterseifer, e Cleusa Silveira, do núcleo de produção da Axis Mundi, empresa executora do projeto.

Um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas”, jogos e dinâmicas sobre o destino correto do lixo, consumo consciente de água, mobilidade e uso seguro e eficiente de energia elétrica integram as atividades que serão apresentadas no município dia 30 de setembro. A atividade ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes, das 13h30min às 16h. Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentarem a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora e narrativa do espetáculo teatral, o jogo “O Desafio de Gaia” e o material didático em formato digital.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar tem como objetivo principal contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente.

Até setembro de 2017, o terceiro ciclo do projeto realizará 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

Sobre a AES Sul

Distribui energia elétrica para cerca de quatro milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado, incluindo regiões urbanas e rurais. Para fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas e para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, possui uma força de trabalho que se dedica diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido. Está atenta às necessidades de seus clientes e demais públicos de relacionamento e tem consciência da importância do foco na sustentabilidade.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da ANEEL, destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Colinas