Educação RSS Colinas

Colinenses podem se inscrever no Encceja 2017

Inscrição para o Encceja é realizada no site do Inep (Imagem: Divulgação)
Inscrição para o Encceja é realizada no site do Inep (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) começaram na segunda-feira (7), às 10h (horário de Brasília). O prazo vai até as 23h59min do dia 18 de agosto.

O exame é indicado aos interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio. As provas serão aplicadas em 22 de outubro em todas as unidades da Federação. Para interessados de Colinas, os locais mais próximos são os municípios de Lajeado e Estrela. Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do ensino médio.

Como fazer a inscrição

Para se inscrever é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico deve fazer a solicitação, e comprovar a necessidade, durante o período de inscrição. Durante a inscrição também é necessário indicar a certificação de conclusão de interesse, se para ensino fundamental ou para ensino médio. O participante deve indicar, ainda, a(s) prova(s) com a(s) qual(is) deseja obter certificação, no ensino fundamental ou ensino médio. Também deve ser indicada em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia o participante deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, é preciso escolher a cidade onde realizará as provas.

Estrutura do exame

As provas do Encceja obedecem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio e são estruturada a partir da matriz de competências e habilidades. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (horário de Brasília). As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

Ensino Fundamental
Ciências naturais
História e geografia
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Matemática
Ensino Médio
Ciências da natureza e suas tecnologias
Ciências humanas e suas tecnologias
Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação
Matemática e suas tecnologias

Texto: Ascom Colinas