RSS Eventos Destaques Estrela

Com clássicos nacionais e internacionais, Orquestra de Candelária encanta em Estrela

Orquestra encantou em Estrela (Foto: Jéssica Scheeren)
Orquestra encantou em Estrela (Foto: Jéssica Scheeren)

A Orquestra de Candelária encantou os estrelenses na noite do domingo (04), em Estrela. Em torno de duas mil pessoas compareceram no Parque Princesa do Vale para prestigiar uma das etapas do projeto cultural Manutenção e Circulação da Orquestra Municipal de Candelária. A atividade teve por objetivo inserir a música na sociedade proporcionando momentos de cultura e lazer que contribuem para a qualidade de vida da população. A entrada foi gratuita.

O repertório apresentado em Estrela foi bem diversificado, passeando por clássicos da música nacional com músicas de artistas consagrados como: Tim Maia, Zé Ramalho, Roberto Carlos e a música gaúcha dos Fagundes. No repertório internacional clássicos da música mundial com nomes como Frank Sinatra, Tina Turner e Leonardo Cohen. Além da música popular, a cultura alemã e italiana estiveram presentes no setlist com canções como So Chon (um fox em alemão) e Mazzolin di Fiori (italiana). Para finalizar o show, a Orquestra executou grandes músicas do repertório natalino e convidou o público a momentos de reflexão através de mensagens alusivas.

O espetáculo encantou pela qualidade musical e ao mesmo tempo surpreendeu e animou a plateia pelo alto astral e dinamismo dos músicos, que organizam um repertório diferenciado para cada apresentação. “Para a escolha do repertório sempre é levado em conta a cultura de cada município em que nos apresentamos. Estudar o tipo de música que agrada a região e levar em consideração o tipo de imigração é importante. Especialmente para Estrela, como forma de homenagem, fora incluso no repertório o Fox Alemão So Chön, já que a imigração alemã é forte no município”, explica a integrante da Orquestra Patrícia Steffanello.

Caloroso e participativo, o público de Estrela aprovou a apresentação. Cada aplauso foi uma motivação para a Orquestra dar continuar ao trabalho de propagação da cultura pelo Estado. “A disseminação da cultura musical sempre é importante, já que envolve o grande público em momentos de reflexão, relaxamento e aprendizagem. A Orquestra de Candelária possui integrantes de diversas faixas etárias, tanto com músicos experientes, quanto jovens que tiveram seu primeiro contato com o instrumento quando passaram a integrar a Orquestra e tem se capacitado a cada dia. Enxergamos o projeto como uma troca, onde podemos proporcionar ao grande público a audição de grandes músicas e aos integrantes a oportunidade de executar seus dons musicais”, destaca a integrante.

A apresentação fez parte do Projeto Cultural Manutenção e Circulação da Orquestra Municipal de Candelária. O evento teve o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Contou com o patrocínio do Atacadão e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. A realização foi da Lume Organização de Eventos e do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil – Ordem e Progresso.

Texto: Ascom Projeto Cultural