Saúde RSS Fazenda Vilanova

Com o inverno, aumenta demanda no posto de saúde de Fazenda Vilanova

São atendidas em média, 70 pessoas/dia por três médicos que atuam no local (Foto: Divulgação)
São atendidas em média, 70 pessoas/dia por três médicos que atuam no local (Foto: Divulgação)

Com a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas e as doenças respiratórias e as unidades básicas de saúde ficam mais movimentadas. Em Fazenda Vilanova, o número de pacientes em busca de serviço médico aumentou no Centro de Saúde. Os pacientes mais acometidos por doenças são crianças e idosos, cujo organismo é mais vulnerável. São atendidas em média, 70 pessoas/dia por três médicos que atuam no local.

Nesta época do ano, analgésicos e anti-inflamatórios – remédios da farmácia básica do município – têm mais saída. A farmacêutica Regiane Marques Fontana diz que antibióticos também têm a demanda aumentada. Segundo especialistas, o corpo das crianças é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças no inverno, principalmente os bebês.

Gripes, resfriados e pele ressecada são os principais problemas que as crianças enfrentam nas épocas de frio. A enfermeira Patrícia Fassini dá recomendações práticas para que o inverno não seja puro sofrimento. “Não são orientações mirabolantes, mas simples e que podem fazer a diferença na estação mais fria do ano”, diz ela. Entre as dicas, arejar a casa, fazer exercício físico e cuidar da alimentação. “A laranja e a bergamota são as frutas da estação e estão condizentes com o clima. É vitamina C no organismo.” Patrícia faz outra recomendação importante: procurar a unidade básica de saúde somente em caso de necessidade. “É um local que tem aglomeração e, portanto, muitos micro-organismos circulando.”:

Prevenção
A avó Maurícia de Vargas Moura (56) levou a neta Jhenifer Moura da Silva para consultar com o pediatra. “Ela tem um pouco de tosse então vim ver o médico para prevenir de uma doença mais grave. Na outra vez, ela teve que ficar internada durante nove dias por causa de uma pneumonia”. A avó é só cuidados com a neta: agasalha bastante a menina e evita de lhe colocar em ambientes muito frio. Com o zelo apropriado, a estação pode ser bem aproveitada, como as outras.

Dicas
– Lavar as mãos com frequência
– Evitar ambientes aglomerados
– Usar lenço descartável
– Beber muita água
– Usar álcool gel

Texto: Ascom Fazenda Vilanova