RS Encantado RSS Eventos Destaques

Com vaquinha, palhaços e brinquedos diversão garantida em mais uma edição do Dia da Criança Dália

Vaquinha Dália animou o público (Foto: Carina Marques)

A Vaquinha chamou a plateia e ela respondeu com acenos e gritos de alegria durante mais uma edição do tradicional Dia da Criança Dália. O evento deste ano foi realizado no dia 21 de outubro, no Parque João Batista Marchese, em Encantado, numa promoção do Programa Criança Dália, da Dália Alimentos. Como todos os anos, a festa esteve aberta gratuitamente para crianças de Encantado e região, de 0 a 12 anos, e vem sendo realizada neste formato há mais de uma década.

Uma das alterações da edição deste ano – e que será mantida para os próximos – foi quanto ao horário de início da festa, que passou a ser a partir das 15h estendendo-se até às 18h. Ao entrar no evento cada criança com até 12 anos completos recebeu uma série de brindes gratuitos, sendo distribuídos 1,5 mil kits escolares contendo uma mochila, um caderno, um estojo e um copinho para colorir. O material escolar teve apoio e aportes financeiros do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, também parceiro do Dia da Criança Dália há várias edições.

O mesmo número de bonés nas cores rosa, azul, amarelo e lilás, ilustrando a nova identidade visual do programa, também foi entregue a cada criança marcando mais uma novidade da festa deste ano. O cuidado com a saúde bucal e a higiene pessoal também foram lembrados e, por isso, foi distribuído 1,5 mil unidades de escova de dente, creme dental e sabonete antisséptico.

A refeição, inteiramente gratuita, registrou a doação de 1,8 mil unidades de cachorro-quente, 770 litros de refrigerante, 15 quilos de pipoca, além de pirulitos e balas. Para as crianças foram sorteados três tablets e duas bicicletas.

As atrações artísticas ficaram a cargo da equipe Arte Mania, com os tradicionais brinquedos infláveis e camarins para pintura facial e de cabelos. Pernas de pau distribuindo balas e pirulitos foram outra inovação que, juntamente com a Vaquinha Dália e sua Fazendinha, fotografaram com crianças e adultos. Parceiro de longa data, o Sicredi Região dos Vales esteve presente com uma barraca que forneceu dinâmicas de pintura e palhaços. A ervateira Ximango marcou presença entregando erva-mate e água-quente para os familiares dos pequenos.

Voluntários

Como ocorre em todos os anos, nenhuma pessoa é contratada para auxiliar no evento, com exceção das equipes terceirizadas responsáveis pela instalação dos brinquedos infláveis. As 130 pessoas identificadas com a camiseta amarela do Programa Criança Dália e que trabalharam em diversas frentes e setores da festa são funcionárias da Dália Alimentos e doam seu tempo e colaboração para ajudar na festa.

Camisetas à venda

No dia estiveram à venda camisetas do Programa Criança Dália. Todo valor arrecadado com cada unidade comercializada será revertido em prol do programa, que conta com o Fundo Criança Dália. Para àqueles que não conseguiram adquirir as camisetas no dia do evento, elas estão à venda no Setor Social, junto à sede da cooperativa, no prédio central, em Encantado. As camisetas estão disponíveis nas cores amarelo, azul, rosa e lilás, no tamanho infantil ao custo de R$ 25 e na modelagem adulto ao valor de R$ 30. Os tamanhos variam entre 2 anos até o XG.

Crianças de Guaporé – Sol e Lua

Uma comitiva constituída por 25 crianças da Associação Sol e Lua de Guaporé também participaram do evento. Elas, junto a dez mães, professoras e a presidente da associação, Patrícia Ortiz, participaram do evento pela primeira vez e foram para casa equipadas com material escolar e alimentadas. Segundo Patrícia, no próximo ano a ideia e trazê-los novamente. A Associação Sol e Lua atende a 35 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos em situação de vulnerabilidade social e, recentemente, foi beneficiada com leite e alimentos doados pelo Programa Criança Dália.

Texto: Ascom Dália Alimentos