Segurança Estrela

Comandante-geral da BM visita Estrela e promete apoio à Força Tática

Comandante foi recebido por lideranças do município e um dos temas do encontro foi implantação da Força Tática

Coronel Rodrigo Mohr Picon se reuniu com lideranças do município nesta quinta-feira

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, visitou o município de Estrela, que sedia o 40º Batalhão de Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (28.11). Ele esteve na sede do batalhão e foi recebido por autoridades locais e regionais na Cacis. O encontro fez parte de roteiro de visitas que o comandante fará a todos os batalhões do interior do Estado. Na ocasião, ele disse que fará todo esforço para viabilizar a criação da Força Tática no 40º BPM, principalmente no que se refere ao efetivo necessário.

Os equipamentos para a unidade também estão em processo de aquisição. Um jantar beneficente, realizado na última semana, arrecadou R$ 180 mil da comunidade e foram angariados mais R$ 33 mil em doações. Os valores serão investidos na compra de uma viatura e demais equipamentos. A Força Tática atuará em Estrela e em mais dez municípios. O comandante do 40º BPM, major Cássio Conzatti, informa que seriam necessários seis policiais para a unidade, o que possibilitará a formação de duas equipes, podendo inicialmente ser formada uma. Segundo ele, há policiais da Região Metropolitana interessados em vir para Estrela, os quais poderiam completar o efetivo de onde sairiam os integrantes da Força. “Para Estrela e região será um ganho enorme ter estas equipes, qualificadas e equipadas para dar prontas respostas e à altura das ocorrências que gerem riscos maiores”, diz.

Na ocasião, as lideranças expuseram as ações realizadas no município e região, com destaque para a colaboração entre as organizações e entidades para aumentar a segurança pública. Ao mesmo tempo, reforçaram pedido de apoio do Comando-Geral da BM para o atendimento de outras carências, como o aumento do efetivo.

Entre outras autoridades e lideranças empresariais, políticas e militares participaram do encontro o prefeito Rafael Malmann; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup; a diretora do Foro da Comarca de Estrela, juíza Débora Gerhardt de Marque; o promotor de Justiça André Costa; o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), coronel André Giuliani, e o subcomandante, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya; o comandante do 40º BPM, major Cássio Conzatti; o presidente do Consepro de Estrela, André Mallmann, e o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, que representou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

 

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito das fotos: divulgação