Rural Mato Leitão

Comder realiza primeira reunião do ano

Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) retomaram nesta semana (segunda-feira, dia 11) os encontros mensais para avaliar e debater projetos e ações para o setor primário de Mato Leitão. Após consulta, todos os conselheiros foram reconduzidos para mais dois anos de trabalho.

Ao anunciar o decreto mantendo a atual composição do grupo (eleito em 2017), Carlos Bohn destacou a importância do conselho. “O que vocês fazem pela agricultura é muito importante. Auxilia a Prefeitura em ações e programas”, disse.  A primeira reunião ordinária deste ano, no Restaurante Skina, foi coordenada pelo presidente e secretário da Agricultura, João Carlos Machry, e contou com a presença do médico veterinário Jone Bohn e técnico da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros.

No encontro, João Machry atualizou as informações sobre o andamento de programas municipais como de calcário, análise de solo e atualização do cadastro de animais. A 5ª Exposição Regional de Gado Leiteiro nos dias 30 e 31 de março, na Assoessa, também recebeu destaque com informações sobre a programação do evento, envolvendo julgamento de animais e entrega da premiação. A expectativa é de reunir até 100 animais, 50 somente de Mato Leitão.

 

VERBAS

O técnico Rudinei Medeiros, da Emater, reforçou a importância da participação popular nos processos da Consulta Popular. Ele citou que a verba de R$ 45 mil, usada na aquisição de um gerador de energia, auxiliou a Piscicultura Águas do Vale que ficou vários dias sem fornecimento de energia elétrica.

Medeiros anunciou uma nova verba, de R$ 25 mil, que vai ajudar pequenos produtores na fruticultura, na comercialização de produtos para a merenda escolar e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando entidades assistenciais. A ideia é adquirir uma lavadora e polidora de frutas.

SAIBA MAIS

Membros do Comder: Secretaria da Agricultura, Emater, Ademat, Aspromale, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Apsat, Linha Conceição, Palanque Pequeno, Acesso 20 de Março, Santo Antônio, Arroio Bonito, Sampaio, Sampaio Baixo, Linha Puhl, Linha Hillesheim, Boa Esperança Alta e São João. A próxima reunião está marcada para 1º de abril, 19h30min, no Restaurante Skina.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão