Saúde Cruzeiro do Sul

Começa a 21ª campanha nacional de vacinação contra a Gripe

Dia D será em 4 de maio.

A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul informa que nesta quarta-feira, dia 10 de abril, inicia a 21ª campanha nacional de vacinação contra a Influenza – Gripe. A campanha se estende até o dia 31 de maio e pretende imunizar em torno de 3,5 mil pessoas, no Município.

Na quarta-feira, dia 10, até o dia 19 de abril a vacinação, em todo país, é direcionada para crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, e gestantes. Ocorrerá também a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Já no período de 22 de abril até 31 de maio a vacinação para todos os grupos prioritários e atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e gestantes.

As pessoas que compõem o público alvo são: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas – até 45 dias pós parto; Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; Povos indígenas; Professores de escolas públicas e privadas; Funcionários do sistema prisional; Jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A documentação necessária para vacinação: crianças precisam da caderneta de vacinação; pessoas portadoras de alguma doença crônica que se enquadrem nos grupos prioritários devem obrigatoriamente apresentar atestado médico com CID ou cópia de receita médica. A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o Grupo de Comorbidades.

Dia D

Como já é característico foi destinado um sábado, definido como dia D, para que as pessoas com dificuldades de acesso aos postos de saúde durante a semana, possam procurar as repartições no horário que não seja comercial. Será no dia 4 de maio. Em Cruzeiro do Sul as pessoas poderão se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, na rua Santa Catarina, ou no Posto dos Grupos do Estratégia de Saúde da Família (ESFs), também no Centro, na rua Visconde do Rio Branco, das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia.

 

Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul