Serviços Social Cruzeiro do Sul

Começa liberação do FGTS para atingidos pela enchente em Cruzeiro do Sul

A Caixa Econômica Federal iniciou a liberação dos recursos do FTGS para os moradores de áreas atingidas pela enchente. Terão direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil. O trabalhador deve ter conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo de saque é de R$ 6,2 mil. O pedido de saque por calamidade pode ser realizado no aplicativo FGTS, onde o trabalhador vai indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para recebimento. A liberação é feita exclusivamente pelo aplicativo do FGTS da Caixa Econômica Federal. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas Android e IOS.

Conforme a Administração Municipal, o trabalhador deverá seguir as orientações quanto a documentação necessária constantes no aplicativo da Caixa. Na impossibilidade do titular da conta vinculada do FGTS comprovar o endereço, admite-se: A comprovação por declaração emitida pelo Setor de Protocolo do Município, em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, onde declare que o trabalhador é residente da área atingida.

Para a emissão da Declaração por parte do município, o titular do comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc….) deverá fazer uma Declaração em Cartório, com assinatura reconhecida, declarando que o titular da conta vinculada do FGTS reside na residência do mesmo, anexando a esta o comprovante de residência, apresentando ainda o comprovante do PIS/PASEP e CPF do titular da conta do FGTS.

Nos casos em que o pedido por rejeitado, (Via Aplicativo Caixa) por “Divergência nos Dados Cadastrais”, o trabalhador deverá: Preencher o formulário Caixa (em papel), Fazer cópia de documento que contenha o n. do PIS/PASEP( Carteira de Trabalho), CPF e RG e na sequência encaminhar na Agência Bancária. O serviço de preenchimento deste formulário poderá ser auxiliado pelo setor da Assistência Social.

 

Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul