Alimentação Arroio do Meio Eventos

Comida saudável, alegria e integração marcam aniversário da Feira do Produtor

O 9º aniversário da Feira do Produtor foi comemorado em manhã festiva na Rua de Eventos, no último sábado, 14, com oferta de produtos frescos e orgânicos dos nove feirantes, degustação de alimentos naturais produzidos pelos mesmos, pronunciamentos oficiais de autoridades, homenagem aos produtores, lançamento da 4ª edição do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, mateada, música, integração e muita alegria.

O evento foi conduzido pelo Secretário da Agricultura, Eloir Lohmann, que chamou representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, feirantes, artesãs, Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, Associação de Menores de Arroio do Meio (AMAM) e Associação Arroio-meense de Amparo ao Idoso para compor a mesa oficial. Em seu pronunciamento, a Presidente da Câmara de Vereadores, Adiles Meyer, parabenizou e elogiou os feirantes. “Vocês são guerreiros. Atualmente se discute muito a agroecologia e vocês precisam lutar para seguir alimentando com saúde a nossa comunidade”, incentivou. Comemorando um ano de feira, a empreendedora Fernanda Hammes falou em nome da agroindústria familiar e demais produtores. “Essa é uma ótima oportunidade de expor e comercializar nossos produtos para toda a comunidade”, afirmou. “Com o avanço do SUSAF ampliam nossas oportunidades de vender para outros municípios também”, reforçou. O Secretário de Saúde e Assistência Social, Gustavo Zanotelli, agradeceu pela quarta edição do PAA, em nome das 100 famílias beneficiadas. “É um programa que gera renda para os produtores e bem-estar às famílias”, enalteceu. O Supervisor Geral da Emater, Alvaro Malmann, salientou a estrutura e organização que o Município fornece aos produtores para a realização semanal da Feira. “Aqui é um lugar de comunicação, onde as coisas acontecem”, destacou.

Prefeito Klaus Werner Schnack saudou os feirantes pelos nove anos de dedicação e carinho com a comunidade. “É uma oportunidade de renda para nossos produtores e de alimentação saudável para nossas famílias”, ressaltou. “Esse espírito de alimento saudável, ambiente organizado e assim, juntos, teremos sempre um dia a dia melhor”, finalizou Schnack, convidando todos para a 3ª Feira Agrícola, a realizar-se dias 25 e 26 de outubro, no Distrito de Forqueta. O evento seguiu com homenagem aos feirantes e entrega simbólica de uma cesta do PAA para a AMAM. A entrega oficial inicia em outubro, com repasse de R$ 85 mil para aquisição de alimentos para as duas entidades mais 100 famílias cadastradas junto ao CRAS, envolvendo 19 produtores rurais do Município no fornecimento dos alimentos. Os músicos da banda Sem Compromisso, de Forqueta, garantiram a manhã de integração.

 

Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio:

Simultâneo ao aniversário da Feira do Produtor, foi realizada a 32ª edição do Jogue Limpo com Arroio do Meio. De acordo com a Coordenadora do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi, foram descartados mais de 580 eletroeletrônicos – incluindo 150 televisores, 57 celulares, 54 DVDs, vídeos cassetes e receptores, 40 controles de TV, entre outros -, 400 quilos de papel, papelão, jornais, livros, plásticos e garrafas pet, 350 quilos de vidros e garrafas, 200 litros de óleo de cozinha, entre outros. Esses e outros materiais podem ser descartados de segunda a sexta-feira, em horário comercial, nos Ecopontos instalados nas Subprefeituras de Arroio Grande, Forqueta e Palmas ou no Departamento de Serviços Urbanos/Centro. A próxima edição ocorre dia 7 de dezembro, das 8h às 11h, na Rua de Eventos.

 

 

Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio