RS Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Comissão avalia amostras de vinho colonial para encontro em Encantado

122 amostras de vinhos coloniais inscritas por produtores de mais de 15 municípios do Vale do Taquari foram avaliados (Foto: Divulgação)

A comissão organizadora do Encontro Regional do Vinho Colonial, que ocorre na próxima sexta-feira (24/08), no salão comunitário de Linha Auxiliadora, em Encantado, a partir das 9h, esteve reunida na última sexta-feira (17) para realizar a avaliação de 122 amostras de vinhos coloniais inscritas por produtores de mais de 15 municípios do Vale do Taquari. O objetivo da atividade foi o de definir, de maneira prévia, quais os vinhos que se destacarão e que receberão certificado no dia do evento.

Na ocasião as amostras foram divididas em cinco grupos, sendo eles de vinhos brancos e tintos feitos com uvas americanas, como Isabel e Bordô, e de vinhos brancos, tintos e híbridos de uvas viníferas, casos de Merlot e Malbec. Na avaliação as categorias visual, de olfato e de gosto foram divididas em critérios que levaram em conta a limpidez, o aspecto, a intensidade, a nitidez e a persistência, entre outras. Ao final o grupo de 12 avaliadores da Emater/RS-Ascar elencou cada vinho numa escala que ia de insuficiente até excelente.

De acordo com o assistente técnico regional da área de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, ainda que haja uma mostra competitiva no evento, o principal objetivo da atividade é valorizar os produtores que investem no processo artesanal de elaboração de vinhos. “Nesse sentido a intenção é a de dar um retorno para os viticultores a respeito do que pensa o público sobre o seu produto, estimulando-o para que possa se aprimorar e oferecer um vinho com ainda mais qualidade”, comenta.

Bonine ressalta ainda os benefícios da bebida para a saúde, se tomada com moderação. “Nesse sentido, cabe a extensão rural e social trabalhar para o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade”, avalia o técnico, que acredita que a região ainda possa crescer nesse segmento. “Assim, precisamos pensar em ampliar o mercado para além da venda para amigos, conhecidos ou parentes, aumentando o número de cantinas formalizadas, agregando renda e valorizando o turismo e a cultura da região”, ressalta.

Para o dia 24 está prevista a palestra “Formalização de Cantinas de Vinho Colonial”, que será ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar e também integrante da comissão de avaliação, Thompson Benhur Didone. A atividade tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Secretaria Municipal de Agricultura e da cooperativa Sicredi. O almoço por adesão terá como cardápio carne suína, galeto, massa, saladas e vinho. Mais informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Encantado ou pelo telefone (51) 3751-1707.

Programação

09h – Recepção

09h30 – Abertura

09h45 – Palestra “Formalização de cantinas de vinho colonial”, ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompson Benhur Didone

10h30 – Avaliação do vinho colonial (comissão técnica)

11h – Degustação de amostras

11h40 – Apresentação das amostras destaque e entrega de certificados em cada categoria

12h – Almoço

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado