RSS Eventos Destaques Westfália

Comissão organizadora prepara o 6º Encontro do Sapato de Pau

Primeira reunião da Comissão Organizadora foi realizada no dia 27 de abril (Foto: Divulgação)
Primeira reunião da Comissão Organizadora foi realizada no dia 27 de abril (Foto: Divulgação)

Incentivar o uso do dialeto Sapato de Pau e relembrar a origem dos westfalianos são os objetivos do 6º Encontro do Sapato de Pau, programado para o dia 09 de setembro, tendo por local o Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim – Westfália. A intenção da comissão organizadora é reeditar a programação após 12 anos sem realizá-la.

No dia 27 de abril, ocorreu a primeira reunião para definir o cronograma do evento, que deve iniciar às 9 horas do dia 09 de setembro, com a recepção, e se estender até as 17 horas. Tendo por local o Esporte Clube Juventude, a comissão organizadora ainda tratou sobre outras questões, como definições de responsáveis, almoço e apoiadores, e sistemática de divulgação.

Além da comida típica no almoço, a programação do 6º Encontro do Sapato de Pau ainda incluirá: culto em Sapato de Pau, danças típicas com Sapato de Pau, cantos em Sapato de Pau, história dos westfalianos, piadas em Sapato de Pau, entre outras atividades e atrações. Para a data, pretende-se também criar uma exposição de objetos e utensílios antigos utilizados pelos westfalianos, os quais serão identificados em Sapato de Pau e Português. Além disso, a intenção ainda é expor ferramentas usadas na fabricação de Sapatos de Pau, explicando a técnica de fabricação no lançamento do desafio: “Quem fabricará Sapatos de Pau no futuro?”.

Agora, a comissão organizadora volta a se encontrar no dia 15 de junho (quinta-feira), às 19h30min, no Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim, para ultimar detalhes e intensificar a divulgação do evento.

Comissão organizadora do 6º Encontro do Sapato de Pau
A comissão organizadora do 6º Encontro do Sapato de Pau é composta por representantes das comunidades westfalianas e pelo Grupo Amigos do Sapato de Pau, que iniciou suas atividades no ano de 2013. Atualmente, conta com aproximadamente 20 integrantes, sendo coordenado pelo professor Lucildo Ahlert.

O 1º Encontro do Sapato de Pau foi promovido no ano de 1997, no Flamengo Futebol Clube, sendo que a última edição foi realizada no ano de 2005, na Sociedade Cultural e Esportiva Fluminense. Com a retomada dos encontros, o intuito é incentivar que mais pessoas se envolvam e mantenham viva a tradição dos imigrantes também através da fala.

Texto: Ascom Westfália