Meio Ambiente RS RSS Lajeado

Comissão organizadora ultima preparativos para a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas

Evento ocorre de 26 a 28 de julho na Univates e no Jardim Botânico de Lajeado (Foto: Divulgação)

Faltando menos de duas semanas para a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas – o evento ocorre de 26 a 28 de julho na Univates e no Jardim Botânico de Lajeado – a comissão organizadora esteve reunida na quinta-feira (12), na Univates, para discutir os últimos preparativos para o evento. Na ocasião, foram definidas as equipes de trabalho para cada uma das atividades previstas – além de palestras, painéis e mesas redondas, a Reunião contará com oficinas temáticas, trilhas ecológicas interpretativas, relatos de experiências, apresentação de trabalhos científicos, entre outros.

Com o tema “Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência”, o evento contará com dois eixos principais, sendo eles plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. “A intenção será a de promover uma ampla discussão de temas como educação popular em saúde, desafios para a implantação de práticas integrativas e complementares no SUS, potencialidades das espécies nativas, homeopatia e fitoterapia na saúde animal e vegetal, entre outros”, destaca a extensionista Social da Emater/RS-Ascar e uma das coordenadoras regionais do evento, Elizangela Teixeira.

O evento é organizado pela Emater/RS-Ascar, Univates e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e será pautado pela diversidade. “Na realidade a Reunião se consiste em um amplo painel democrático para o debate de temas caros à sociedade e que, cada vez mais, ganham representação”, completa Elizangela. Além das atividades previstas nos três dias, outras, como, exposição de trabalhos escolares e do “Caminho das Especiarias” e espaços como os do cuidado e da erva-mate, além da feira regional de agricultores familiares agroecologistas, movimentarão o campus.

Em relação às oficinas temáticas, serão diversos os assuntos abordados, como o uso das flores na culinária, as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) para saúde e alimentação humana, a utilização de microorganismos no controle de pragas agrícolas, entre outros. “Este é certamente um dos destaques da Reunião técnica, que faz uma mescla dos conhecimentos adotados pelas comunidades tradicionais com o saber validado pelas pesquisas em universidades”, comenta o assistente técnico regional da área de Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer.

Também no evento está sendo organizado o Espaço do Cuidado, que contará com a presença de diversos profissionais que terão o objetivo de divulgar, orientar e exercitar as práticas integrativas e complementares, além das práticas de Educação Popular em Saúde, como, reiki, fitoenergética, meditação, homeopatia, conexões sistêmicas, aromaterapia, auriculoterapia, florais, benzedura de matriz indígena e africana, entre outras. As inscrições para estas atividades poderão ser realizadas na hora, diretamente no local em que ocorrerão.

Inscrições seguem abertas

São aguardadas mais de 600 pessoas para os três dias de atividades. A programação completa do evento, que segue com inscrições abertas, pode ser obtida no site https://www.univates.br/evento/12a-reuniao-tecnica-estadual-sobre-plantas-bioativas. A Reunião tem o apoio do Sicredi, Secretaria Estadual da Saúde, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), cooperativas Languiru, Dália e Piá, Prefeitura de Lajeado, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Centro de Orientação Holística Vida Saudável (Cohvisa), Associação Brasileira de Homeopatia Popular, Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Certel, Pastoral da Saúde e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado