Alimentação Social Westfália

Comitê Intersetorial do PBF e Cadastro Único divulga ações desenvolvidas em 2019

Nutricionista Marise desempenhou diversas atividades com os usuários do Cras

Entrega de kits escolares, palestra sobre segurança na internet, curso de formação e construção de cartilha estão entre as atividades desenvolvidas

Instituído por meio do Decreto nº 017, de 09 de setembro de 2017, o Comitê Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único divulgou, no mês de dezembro, as ações desenvolvidas no decorrer de 2019 no município de Westfália. Atualmente, o mesmo é integrado por representantes da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, além de representante do Conselho Municipal de Assistência Social.

No ano passado, o Comitê Intersetorial do PBF, Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola desempenhou diversas ações importantes no Município. Destacam-se: entrega de kits de material escolar para famílias beneficiárias do PBF e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt; palestra sobre segurança na internet (cyberbulling), com Ana Hamester, para pais e alunos das séries finais da EMEF Vila Schmidt e Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Westfália; curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos da Paz; construção da Cartilha Cardioprotetora, sob responsabilidade da nutricionista da Unidade Básica de Saúde (UBS), Marise dos Santos Aguiar; percentual de acompanhamento nutricional e escolar, atualização cadastral e utilização do recurso do IGD BF; e a garantia de percentual de 3% para o Conselho Municipal de Assistência Social.

Além disso, no decorrer do ano, são desenvolvidas ações preventivas e proativas, priorizando as famílias beneficiárias, abrangendo as famílias do Cadastro Único e público em geral. “Desde a instituição do Comitê Intersetorial do Programa Bolsa Família, no ano de 2017, já conseguimos desenvolver diversas ações importantes no Município. Nossa intenção é ampliar nossas atividades a cada ano, visando mostrar o quão importante é o trabalho do Comitê, principalmente pelo fato de ser desenvolvido de forma intersetorial, buscando atender o conjunto das demandas”, enalteceu o grupo, que se reúne para planejar, organizar e colocar em prática as ações.

 

Projetos para 2020

Para este ano, um dos projetos já confirmados é reforçar a abordagem do cyberbulling e da segurança na internet. No entanto, a intenção é voltar a temática aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Este é um tema importante e que precisa ser trabalhando com frequência, uma vez que a temática internet está em ascensão”, pontuaram as integrantes do Comité Intersetorial do BPF.

 

Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No município de Westfália há, hoje, cinco famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Este número equivale, aproximadamente, a 0,50% da população westfaliana, sendo que, sem o programa, nenhuma família estaria em condição de extrema pobreza. Em outubro de 2019, foram transferidos R$ 773,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 154,60 por família.

 

 

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália