Artigos - Geral

Como fazer uma carta de apresentação com ou sem experiência – por Marcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

A carta de apresentação é uma etapa inicial que vai motivar ou não o recrutador a ler o seu currículo.

A carta de apresentação tem a função de apresentar o seu perfil de forma eficaz ao recrutador, trazendo os seus dados profissionais e acadêmicos. Além de trabalhar o seu marketing pessoal você também aumenta as chances do recrutador ver o que há de melhor no seu currículo. Ela é de suma importância para quem busca recolocação profissional.

Para você que possui experiência ou não, veja as dicas de carta de apresentação:

CARTA DE APRESENTAÇÃO – COM EXPERIÊNCIA

Olá ou Prezado(a)

A primeira linha da carta é muito importante: Ela precisa prender a atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais.

Estou em busca de novos desafios profissionais na área de (citar a área) e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela (Instituição), inglês fluente e destacada experiência de 10 anos na área Recursos Humanos, atuando na … (cite suas principais realizações e resultados na área).

Minha última experiências foi na (Nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo meu último cargo (Cargo e área).

Estou à disposição para uma entrevista para descrever, com mais detalhes, minhas experiências.

Cordialmente,

CARTA DE APRESENTAÇÃO – SEM EXPERIÊNCIA ou ESTÁGIO

Olá ou Prezado(a)

Estou em busca de uma oportunidade de trabalho (estágio) na área Administrativa. Possuo curso Técnico em Administração, Informática, Empreendedorismo e Inglês Intermediário.

Tenho como características: organização, responsabilidade e vontade de aprender.

Viso obter conhecimentos teóricos e práticos para meu desenvolvimento profissional, e contribuir com os objetivos da empresa.

Estou à disposição para uma entrevistas.

Cordialmente,

Aproveite esse espaço para mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades, mostrando que elas podem fazer a diferença na empresa!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.