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“Compras no Supermercado: Como fazer boas escolhas?” – por Daiane Bergamaschi

Daiane Bergamaschi (Foto: Divulgação)
Daiane Bergamaschi (Foto: Divulgação)

Como manter uma alimentação saudável diante de tantas opções de alimentos disponíveis? Será que sabemos fazer boas escolhas alimentares e estamos optando por produtos que nos trazem qualidade de vida?

O momento das compras no supermercado deve ser visto com muita importância, visto que é o local que nos permite optar pelos alimentos que farão parte de nossa rotina alimentar.

O primeiro passo para fazer boas compras é o planejamento. Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas é de ir ao supermercado sem planejar o que comprar, o que ocasiona muitas vezes, aquisição de alimentos desnecessários e esquecimentos.

Vá com tempo suficiente para poder olhar os produtos e rótulos. O tempo proporciona a possibilidade de pesquisar preços e comparar marcas. Observar a tabela nutricional é imprescindível para levar para casa um produto de boa qualidade.

Cuidado com as quantidades adquiridas, para não exagerar e acabar estragando depois. Sempre observe a data de validade, pense se irá consumir o produto até o vencimento. Cuidado com as promoções, muitas vezes estes produtos estão próximos de seu vencimento.

Não faça compras com fome, pois é um impulso para comprar coisas que geralmente não compraria.

Levar crianças pode fazê-lo gastar mais com produtos que não estavam na lista. Caso precise leva-las, ensine-as sobre o que pode e não pode ser comprado e a importância de economizar.

Opte por produtos frescos e da estação, além de serem mais baratos possuem maior valor nutricional.

Analise o estado da embalagem dos produtos e tenha cuidado caso haja qualquer alteração, como lata estufada, plástico perfurado, caixa amassada ou vidro trincado.

Deixe para pegar por último os produtos que necessitam de refrigeração, assim, dependendo do tempo que permanecer no mercado, não sofrerão grande variação de temperatura.

A praticidade trás muitas vezes danos a nossa saúde, pois a maioria dos alimentos ultra processados e congelados são ricos em açúcares, sódio e gorduras. Programe um dia de sua semana para cozinhar e deixar os alimentos prontos em potes (podem ser congelados em pequenas porções), com certeza você estará fazendo a melhor escolha!

Daiane Bergamaschi – Nutricionista Pós-graduada em Gestão da Qualidade no Processamento de Alimentos