Turismo Destaques Muçum

COMTUR é criado para fortalecer desenvolvimento turístico de Muçum

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Coordenadoria do Turismo, convocou representantes da Secretaria Municipal de Obras e Agricultura, Emater/RS – Ascar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muçum, Associação Canto e Dança e representantes da sociedade civil para reunião de composição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Muçum. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Muçum, na última quinta-feira, dia 8. Os titulares serão, como presidente, Valesca Cristina Pasqualetto; vice-presidente, Wagner Dalla Libera; e secretária, Jucéli Baldasso.

O COMTUR tem como função participar do planejamento participativo no contexto do Poder Público, visando consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, envolvimento e comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no auxílio da atividade turística. Através do conselho será, ainda, elaborado o Plano Municipal de Turismo.

Para o coordenador de turismo do município, Ivan Rodrigues, o conselho será um braço de fomento ao setor, devendo estar comprometido com a busca da preservação cultural e ambiental, bem como o desenvolvimento das potencialidades. “Através dele, precisamos também discutir alternativas para capitalizar nosso potencial turístico”, destaca.

Na ocasião, o prefeito Mateus Trojan, e o coordenador apresentaram aos participantes a turismóloga Cris Viel, que, junto a coordenadoria, presta assessoria ao município, fazendo o mapeamento turístico e prestando apoio aos empreendedores.