Social Mato Leitão

COMUDE se prepara para a Consulta Popular

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) realiza nesta quarta-feira à tarde (28), na Câmara de Vereadores, reunião com integrantes para encaminhar o trabalho de mais uma votação na Consulta Popular. Ações na agricultura familiar e turismo são os projetos que estarão na cédula de votação.

A preparação para a votação terá dois encontros, coordenados pelo presidente do Comude, Cleberton Ferreira da Silva, que também é o secretário municipal de Finanças. O primeiro envolve integrantes do conselho a partir das 13h30min com o objetivo de esclarecer detalhes do processo e os projetos considerados prioritários na região do Vale do Rio Pardo.

Na próxima segunda-feira (2 de setembro) a mobilização envolverá Agentes Comunitárias de Saúde na UBS Central, às 10h. Nesta reunião serão definidas as estratégias que atuação nos três dias de votação. No ano passado, Mato Leitão conseguiu mobilizar 1.624 eleitores (43%), ficando na segunda colocação no Vale do Rio Pardo.

A cédula de votação terá os seguintes projetos: fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; qualificação e desenvolvimento do turismo; desenvolvimento e inovação tecnológica; fomento a agroecologia e a produção orgânica; e educação ambiental. Os dois mais votados recebem os recursos.

O processo deste ano disponibilizará R$ 742 mil. As áreas da Saúde, Segurança e Educação não fazem parte da consulta. A votação ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em todo o Estado, e, a exemplo de anos anteriores, a votação será em três modalidades: on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet) e por SMS (mensagem de texto / torpedo). Para votar, o cidadão precisa ter título de eleitor, podendo votar somente uma única vez.

 

COMUDE

Integrantes: prefeito Carlos Alberto Bohn; vice-prefeito Arly Stöhr; Osmar Renê Bick (presidente Câmara de Vereadores); presidentes dos conselhos de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Educação e Desenvolvimento Rural; membros das entidades Aspromale, Aspumale, Associação Comercial e Industrial e ainda dois cidadãos do Município.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão