Natal RS RSS Estrela

Comunidade de Estrela se mobiliza para confeccionar enfeites natalinos

Em Linha São José, moradoras aprenderam a confeccionar enfeites com garrafas pet (Foto: Divulgação)

Os moradores dos bairros e comunidades de Estrela não querem restringir a decoração de Natal apenas a suas casas. Com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), eles vêm se mobilizando para preparar enfeites natalinos, cujo destino é ornamentar postes, ruas e fachadas, tornando o clima das festas de final do ano mais acentuado em todo município.

No dia 27 de agosto houve um treinamento para voluntários do Loteamento Nova Morada, na Secultur, mesma atividade que ocorreu no dia 29, no Centro Comunitário de Linha São José, quando moradoras receberam orientações sobre a produção dos enfeites com a utilização de garrafas pet.

Quem ensina as técnicas manuais é a professora de Artes Neusa Akwa. São bolas, pinheirinhos e muitos outros adereços que vão enfeitar a cidade. Para isso, estão sendo utilizandos materiais recicláveis como garrafas pet, CDs e pneus. O trabalho, além de envolver moradores, contribui para preservação do meio ambiente, já que o plástico demora mais de 100 anos para se decompor e pode causar a perda da biodiversidade.

Segundo a coordenadora do Clube de Mães de Linha São José, Tanea Kalknann, foi um momento de alegria, descontração e muita criatividade. “É a primeira vez que estamos desenvolvendo este trabalho. Queremos que fique tudo muito bonito até o Natal”, comenta. Para o titular da Secultur, Marcelo Braun, uma das propostas do Natal em Estrela é a união das famílias, o que fica demonstrado desde já, com a participação das comunidades no embelezamento da cidade por meio da criação dos enfeites natalinos.

Texto: Ascom Estrela