Economia Política Lajeado

Comunidade do bairro Igrejinha participa do projeto “Prefeitura no Bairro”

Mais de 50 pessoas estiveram reunidas na noite de quinta-feira (23/05) no salão do Esporte Clube Guarani, no bairro Igrejinha, para discutir assuntos de interesse da comunidade. A reunião faz parte do projeto “Prefeitura no Bairro”, realizado pela Prefeitura de Lajeado, que tem como objetivo levar as demandas de cada comunidade diretamente para a administração para que se possa avaliar os pedidos e encaminhar a solução dos principais problemas.

A cada semana, há reuniões em um ou dois bairros de Lajeado – a cidade tem 27 bairros. Já houve reuniões no Campestre, Montanha, Imigrante, Bom Pastor e agora Igrejinha. Ao longo dos próximos meses, todos os bairros receberão um evento deste tipo.

Da administração, estavam presentes o prefeito, Marcelo Caumo, os secretários de Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, da Educação, Vera Plein, do Meio Ambiente, Luís Benoitt, de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, o ouvidor geral do município, Gunther Meyer, e técnicos de diversas secretarias.

A exemplo dos outros encontros, o prefeito conduziu uma apresentação sobre a Prefeitura de Lajeado, seus principais dados e números, projetos em andamento, obras que estão sendo feitas e dados sobre o bairro. Depois, o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta, apresenta o projeto do novo Plano Diretor para o bairro, detalhando o que o projeto, que foi encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores, prevê para aquela localidade. Após, inicia-se a conversa para que os moradores possam discutir temas de seu interesse.

No caso do Igrejinha, as principais mudanças sugeridas pelo novo Plano Diretor são reformulações no zoneamento, uma zona de controle especial junto ao rio e um zoneamento moderado até a Rua Wilibaldo Eckhardt, a criação de eixos comerciais ao longo das ruas Wilibaldo Eckardt e Romeu Julio Scherer, e a definição da área central do bairro como sendo Z3, o que mantém as características atuais existentes.

As principais reivindicações dos moradores foram a criação de uma turma de berçário na EMEI do bairro (a turma não havia sido criada em dezembro porque havia apenas um bebê inscrito, e agora há mais interessados), o que será avaliado pela Secretaria da Educação, que fará uma nova reunião com as mães interessadas para tratar especificamente do assunto. Também foram solicitadas melhorias no transporte público, projeto que aguarda aprovação de uma lei na Câmara de Vereadores para que possa ser feita a licitação do transporte, e pedidas melhorias na rua Henrique Carlos Becker. Também foi solicitada a construção de um banheiro junto a uma casa que recebe hoje projetos religiosos, sociais e voluntários, apoio da prefeitura na ampliação da sede do clube (para que possa ser usada para fins comunitários) e a construção de um campo de futebol 7 próximo ao Guarani.

As reuniões com a comunidade começaram a acontecer em 2017, quando 30 encontros foram realizadas em todos os bairros da cidade para ouvir a comunidade sobre suas demandas em relação ao planejamento do futuro da cidade para servir de base para a elaboração do novo Plano Diretor Lajeado 2040.

O conteúdo da apresentação feita no bairro Igrejinha pode ser vista aqui: http://twixar.me/CKgn

 

O projeto “Prefeitura no Bairro”

O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, serão realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contarão com a presença das lideranças do município. Os encontros são abertos a toda comunidade de cada região, basta comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões estão sendo combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ou ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

Confira a programação inicial das reuniões. Os encontros dos outros bairros ainda estão sendo marcados:

Data e horário Bairro Local

23/05 – 19h

Igrejinha

Salão EC Guarani

30/05 – 19h

Santo André

Ginásio do Bairro

04/06 – 19h

Nações

Sede da Associação dos Moradores

06/06 – 19h

São Bento

Ginásio do Bairro

11/06 – 19h

Florestal

Ginásio do Bairro

13/06 – 19h

Universitário

Ginásio da Escola

18/06 – 19h

Carneiros

Ginásio EMEF Porto Novo

25/06 – 19h

Americano

Sede da Associação de

Funcionários da antiga CEEE

02/07 – 19h

Centenário

Comunidade Católica Santa

Terezinha

04/07 – 19h

Conventos

Colégio Sinodal de Conventos

09/07 – 20h

Morro 25

Ginásio do Bairro

11/07 – 19h Olarias
Auditório do IFSul
16/07 – 19h Jardim do Cedro
A definir
23/07 – 19h São Cristóvão
SER São Cristóvão
25/07 – 19h Hidráulica
Sede da Associação dos Moradores
30/07 – 19h Planalto
Salão da Igreja
01/08 -19h Moinhos d’Água
A definir
06/08 -19h Santo Antônio
Ginásio na rua Igrejinha

 

Fotos Pietra Darde

Assessoria de Imprensa de Lajeado