Política Social Lajeado

Comunidade do Santo André recebeu o projeto Prefeitura no Bairro

Moradores do bairro Santo André estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 24/06, no Ginásio da comunidade, onde ocorreu a oitava reunião do projeto “Prefeitura no Bairro”. Realizado pela Prefeitura de Lajeado, o projeto tem como objetivo levar as demandas de cada comunidade diretamente para a administração para que se possa avaliar os pedidos e encaminhar a solução dos principais problemas. O próximo bairro a receber o projeto é o Americano, nesta terça-feira, dia 25/06.

Da administração, estavam presentes o prefeito Marcelo Caumo, o secretário municipal do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, o ouvidor-geral, Gunther Meyer, a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Nilse Gemelli, o titular de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, o titular da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, o coordenador do setor de Captação de Recursos e Projetos Especiais, Isidoro Fornari Neto, além de técnicos do município.

O prefeito fez a apresentação inicial sobre a Prefeitura de Lajeado, seus principais dados e números, projetos em andamento, obras que estão sendo feitas e dados sobre o bairro. Após, o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta, apresentou o projeto do novo Plano Diretor para o bairro, detalhando o que o projeto, que foi encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores, prevê para aquela localidade. No caso do bairro Santo André, o novo Plano Diretor não prevê grandes mudanças, justamente pelo bairro já ter zoneamento misto, que permite residências e atividades comerciais na mesma comunidade. Entre as mudanças, destaca-se a criação de corredor comercial (Z2) na Rua Rio Grande do Sul, com manutenção de corredores comerciais nas rodovias adjacentes ao bairro e alteração do zoneamento residencial popular para Z3.

Após, teve um momento de conversa quando os moradores discutiram os temas de seu interesse. As principais demandas da localidade foram o fechamento de buracos nas vias, instalação de novas lixeiras, manutenção da iluminação pública com troca de lâmpadas queimadas e aumento do pátio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), que já está em execução.

Semanalmente, ocorrem reuniões em um ou dois bairros de Lajeado – a cidade tem 27 bairros. Já ocorreram reuniões no Campestre, Montanha, Imigrante, Bom Pastor, Igrejinha, São Bento, Carneiros e Santo André. Ao longo dos próximos meses, todos os bairros receberão um evento deste tipo.

O conteúdo da apresentação feita no bairro Santo André pode ser visto aqui: http://twixar.me/6rHn

O projeto “Prefeitura no Bairro”

O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, serão realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contarão com a presença das lideranças do município. Os encontros são abertos a toda comunidade de cada região, basta comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões estão sendo combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ou ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

Confira o calendário atualizado. Os encontros dos outros bairros ainda estão sendo marcados:

Data e horário

Bairro

Local

25/06 – 19h

Americano

Sede da Associação de

Funcionários da antiga CEEE

02/07 – 19h

Centenário

Comunidade Católica Santa

Terezinha

04/07 – 19h

Conventos

Colégio Sinodal de Conventos

09/07 – 20h

Morro 25

Ginásio do Bairro

11/07 – 19h Olarias Auditório do IFSul
16/07 – 19h Jardim do Cedro Ginásio do Jardim do Cedro
23/07 – 19h São Cristóvão SER São Cristóvão
25/07 – 19h Hidráulica Sede da Associação dos Moradores
30/07 – 19h Planalto Ginásio da EMEF Lauro Mathias Muller
01/08 -19h Moinhos d’Água A definir
06/08 -19h Santo Antônio Ginásio na rua Igrejinha
08/08 – 19h Nações Sede da Associação dos Moradores

 

 

Texto: Rafael Scheeren Grün
Foto: Giovani Marasca
Assessoria de Imprensa de Lajeado